Artigos e Livros

Trabalhos de 2021

BULCAO, J.; MADEIRA, C.; GUIMARÃES, C.; SOUSA, C. Capacitando Professores no Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 1178-1201, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.2120

Trabalhos de 2020

AIRES, S.; MADEIRA, C. Desenvolvimento de Jogos Educacionais Digitais: um Relato de Experiência com o Framework PlayEduc. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105959

ARAÚJO, L.; MADEIRA, C. Jogos Educacionais Digitais no Ensino Infantil: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, p. 286-295, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110238

CARVALHO, S.; SANTOS, P.; MOREIRA, A.; CAMPOS, A. Utilização de recursos multimídia para crianças em contexto hospitalar: uma revisão integrativa. Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686x38894

MADEIRA, C.; SERRANO, P. Games e Gamificação na Educação: Alternativas para Aumentar o Sucesso das Soluções. Revista Tecnologias na Educação, v. 33, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2020/12/Art2-Ano-12-vol33-Dezembro-2020.pdf

SANTOS, A.; SILVA, T.; SANTOS, F.; ALMEIDA, F.; VALERIO, J.; ARANHA, E. Ensino de Redes de Computadores Mediado por Tecnologias Educacionais: um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.106043

Trabalhos de 2019

CARVALHO, S.; CAMPOS, A.; MOREIRA, A.; SANTOS, P. Práticas educativas inclusivas mediadas pelas TIC. Indagatio Didactica, v. 11, p. 219-233, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.34624/id.v11i3.4960

Trabalhos de 2018

FERNANDES, K.; ARANHA, E.; LUCENA, M. Uma Experiência na Criação de Game Design de Jogos Digitais Educativos a Partir do Design Thinking. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, p. 1-10, 2018. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/85928

NASCIMENTO, F.; GARCIA, T.; GARCIA, T.; MADEIRA, C. Recursos digitais de aprendizagem no ensino fundamental: Uma revisão sistemática. Espacios (Caracas), v. 39, n. 43, p. 1-10, 2018. Disponível em: http://www.revistaespacios.com/a18v39n43/a18v39n43p04.pdf

Trabalhos de 2016

MARINHEIRO, F.; SILVA, I.; MADEIRA, C.; CORDEIRO, S.; SOUZA, D.; COSTA, P.; FERNANDES, G. Ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxílio de jogos digitais. Revista Tecnologias na Educação, v. 16, p. 1-18, 2016. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2016/09/Art2-Ensinando-crian%C3%A7as-do-ensino-fundamental-a-programar-computadores-com-o-aux%C3%ADlio-de-jogos-digitais.pdf

Trabalhos de 2015

NASCHOLD, A.; BALEN, S.; CAMPOS, A.; SANTOS, S.; SOLTOSKY, M.; BRAZOROTTO, J.; PEREIRA, A. Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil. Letras de Hoje, v. 50, p. 138-146, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2015.1.18394

REGALADO, M.; SILVA, T.; ARANHA, E. Um Mapeamento Sistemático sobre o uso da Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1-10, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.61390

SILVA, T.; MEDEIROS, T.; MEDEIROS, H.; LOPES, R.; ARANHA, E. Ensino-aprendizagem de programação: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 23, p. 182-196, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.182

Trabalhos de 2020

AIRES, S.; BARBOSA, J.; MADEIRA, C. Desenvolvendo Jogos Educacionais Digitais Inovadores e Instigantes com o Framework PlayEduc. IX Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE 2020). SBC OpenLib, v. 9, p. 53-72, 2020. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/livros/index.php/sbc/catalog/book/56

ARANHA, E.; SILVA, T. Delineamentos Experimentais em Informática na Educação. Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, v. 1, p. 1-27, 2020. Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/livro-2/

Trabalhos de 2019

ALENCAR, E.; ARANHA, E.; CAMPOS, A. Avaliação adaptativa utilizando espaço de conhecimento baseado em competência. Anais da VII Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE 2019), v. 1, p. 64-89, 2019. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/8700

CAMPOS, A.; RODRIGUES, M; AMORIM, M.; SIGNORETTI, A. Designing Interactive Tools for Learning in the Digital Age. Lecture Notes in Electrical Engineering. Springer International Publishing, p. 109-119, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-02242-6_9

MADEIRA, C. Potenciais do Uso de Jogos Digitais no Contexto da Educação. Mídia, Infância e Prática Pedagógica. SEDIS UFRN, v. 1, p. 113-130, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27388

MADEIRA, C.; CAMARA, L.; BESERRA, I.; TAVARES, R. Mathmare: Um Jogo de Plataforma Envolvendo Desafios Matemáticos de Ensino Médio. Digital Games and Learning. Atena Editora, v. 1, p. 41-55, 2019. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/01/e-book-Digital-Games-and-Learning.pdf

Trabalhos de 2018

ARAUJO, W.; ARANHA, E.; MADEIRA, C. Geração Procedural de Conteúdo Aplicada a Jogos Digitais Educacionais. Anais da VII Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE 2018). Sociedade Brasileira de Computação, v. 1, p. 1-20, 2018. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/issue/view/177

BRITO, A.; MADEIRA, C. Metodologias Gamificadas para a Educação: uma revisão sistemática. Informática Aplicada à Educação. Atena Editora, v. 1, p. 106-117, 2018. Disponível em: http://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2018/08/E-book-Inform%C3%A1tica-aplicada-Educa%C3%A7%C3%A3o-2.pdf

CAMPOS, A.; BRITO, A. Inteligência Artificial para Jogos. 1ª ed., Natal: SEDIS-UFRN, 85p, 2018. Disponível em: https://materialpublic.imd.ufrn.br/curso/disciplina/5/69

CAMPOS, A.; RODRIGUES, M.; SIGNORETTI, A.; AMORIM, M. piBook: Introducing Computational Thinking to Diversified Audiences. Communications in Computer and Information Science. Springer International Publishing, p. 179-195, 2018. Disponível em: https://www.springerprofessional.de/en/pibook-introducing-computational-thinking-to-diversified-audienc/15975518

FERREIRA, F.; BRITO, A. Modelagem 2D. 1ª ed., Natal: SEDIS-UFRN, 97p, 2018. Disponível em: https://materialpublic.imd.ufrn.br/curso/disciplina/5/65

GALVAO, G.; SILVA, T.; OLIVEIRA, J.; ARANHA, E. A construção de jogos digitais na escola: um relato de experiência na formação de professores do Mais Educação. Educação integral: reflexões e práticas. 1ª ed., p. 49-74, 2018. Disponível em: https://res.cloudinary.com/caule-de-papiro/image/upload/v1626875635/46_EDUCACAO_INTEGRAL_reflexoes_e_praticas_a222749445.pdf

Trabalhos de 2017

MEDEIROS, H.; ARANHA E.; NUNES, I. Avaliação de Habilidades e Competências Baseada em Evidências e Jogos Digitais. Anais da VI Jornada de Atualização em Informática na Educação, p. 1-35, 2017. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/7212

Trabalhos de 2016

BRITO, A.; SOUZA, A. Introdução a Jogos Digitais. 1ª ed., Natal: SEDIS-UFRN, 110p, 2016. Disponível em: https://materialpublic.imd.ufrn.br/curso/disciplina/5/18

Trabalhos de 2015

BRITO, A. Design de Jogos Digitais. 1ª ed., Natal: SEDIS-UFRN, 127p, 2015. Disponível em: https://materialpublic.imd.ufrn.br/curso/disciplina/5/1

Trabalhos de 2021

BULCÃO, J.; MADEIRA, C.; GUIMARÃES, C.; SOUSA, C. Formação Continuada de Professores em Pensamento Computacional: Um Relato de Experiência do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional. Anais do I Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp 2021), p. 219-226, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14488

LOPES NETO, W.; COSTA NETA, I.; BRITO, P.; MADEIRA, C. Estratégia de gamificação aplicada ao ensino remoto emergencial em tempos de COVID-19. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2021), p.1-8, 2021. Disponível em: https://www.sbgames.org/proceedings2021/EducacaoFull/218987.pdf

Trabalhos de 2020

AIRES, S.; MADEIRA, C.; FERREIRA, G.; NASCIMENTO, N. Pharos: um jogo educacional digital inovador para auxiliar no ensino e aprendizagem da Matemática. Anais dos Workshops do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2020), p. 232-239, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.232

ARAUJO, M.; ALVES, L.; MADEIRA, C.; NOBREGA, M. URNAI: A Multi-Game Toolkit for Experimenting Deep Reinforcement Learning Algorithms. Proceedings of the XIX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2020), p.373-382, 2020. Disponível em: http://www.sbgames.org/proceedings2020/ComputacaoFull/209518.pdf

FERNANDES, K.; ARANHA, E.; LUCENA, M.; FERNANDES, G. Developing Computational Thinking and Reading and Writing Skills through an Approach for Creating Games. Proceedings of the 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE 2020), p. 1-8, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1109/FIE44824.2020.9274065

FERNANDES, M.; FERINO, S.; KULESZA, U.; ARANHA, E. Challenges and Recommendations in DevOps Education: A Systematic Literature Review. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, p. 648-657, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3422392.3422496

FERNANDES, K.; LUCENA, M.; ARANHA, E.; FERNANDES, G. Estratégia para Especificação de Game Design a partir da Produção Textual em Sala de Aula: Um Relato de Experiência. Proceedings of the 2020 Computer on the Beach, p. 482-489, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14210/cotb.v11n1.p482-489

FERREIRA FILHO, L.; MAGALHAES, F.; SANTOS, R.; PEREIRA JUNIOR, F.; FIRMINO, F.; MADEIRA, C. Pac-Mana​: Uma Proposta de Gamificação para Cursos On-line. Proceedings of the XIX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2020), p. 700-707, 2020. Disponível em: http://www.sbgames.org/proceedings2020/EducacaoFull/209501.pdf

MEDEIROS, S.; MARTINS, C.; MADEIRA, C. Contextualizando as Atividades Desplugadas para Aumentar o Engajamento das Crianças. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020), p. 1543-1552, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1543

SILVA, F.; SILVA, T.; SANTANA, A.; ARANHA, E. Behavior analysis of students in video classes. Proceedings of the 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE 2020), p. 1-8, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1109/FIE44824.2020.9274274

Trabalhos de 2019

AIRES, S.; MADEIRA, C.; FERREIRA, G.; NASCIMENTO, N. Pharos: Um jogo digital para auxiliar no ensino de Matemática nos cursos de licenciatura da Universidade Aberta do Brasil. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2019), p. 1461-1473, 2019. Disponível em: http://drive.google.com/open?id=1wfk5TIaupDSFL7CnCD35yxOUDNG4c_D-

AIRES, S.; SANTOS, Y.; ANDRADE, M.; ARAÚJO, L.; MADEIRA, C. Chute Certo: Um Jogo Digital Educativo para Auxiliar no Processo de Alfabetização. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), p. 753-762, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.753

BENICIO, D.; MELO, D.; LOPES, F.; OLIVEIRA, J.; MADEIRA, C. Aplicativo WalkingPet: uma proposta gamificada para a saúde dos cães e seus donos. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2019), p. 56-64, 2019. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2019/files/papers/ArtesDesignFull/197774.pdf

BULCÃO, J.; SOUSA, C.; AZEVEDO, C.; MADEIRA, C.; CAMPOS, A. Computação desplugada alinhada aos descritores de Matemática do SAEB: Um relato de experiência. Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2019), p. 407-416, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.407

FARIAS, F.; MEDEIROS, N.; ROCHA, S.; MEDEIROS, D.; NÓBREGA, E.; BURLAMAQUI, A.; MADEIRA, C. Self Protect: Um jogo para auxílio no ensino de conceitos relacionados a Segurança na Internet para Crianças e Adolescentes. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), p. 246-255, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.246

GALVÃO, E.; MONTEIRO, M.; SOUZA, O.; MADEIRA, C.; CAMPOS, A. Uma proposta transversal ao ensino de Pensamento Computacional e de Ciências no Ensino Fundamental I. Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, (WCBIE 2019), p. 357-366, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.357

LIMA, E.; MADEIRA, C.; BARBOSA, J. Quest Design Canvas: Um modelo de criação de quests para jogos digitais de gênero RPG. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2019), p. 260-269, 2019. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2019/files/papers/ArtesDesignFull/198245.pdf

MADEIRA, C.; SANTA ROSA, J.; MARTINS, A.; SANTOS, C.; MAGRO, J.; QUEIROZ, N. Formação de Professores na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência visual: relato de experiência com elementos de gamificação. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), p. 802-811, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.802

PIRES, G.; BULCÃO, J.; AZEVEDO, D.; MADEIRA, C. Gamificação no ensino de Ciências: um relato de experiência. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), p. 707-714, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.707

PIRES, G.; GUIMARÃES, C.; BULCÃO, J.; CALISTO, P.; MADEIRA, C.; CAMPOS, A. Arrow: jogo digital para apoio à aprendizagem de vetores. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), p. 1034-1043, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1034

SANTANA, A.; ARANHA, E. An Approach to Generate Virtual Tutors for Game Programming Classes. Proceedings of the SIG Computer Science Education Technical Symposium (SIGCSE 2019), p. 246-252, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3287324.3287414

SANTOS, J.; OLIVEIRA, C.; SOUSA, C.; MADEIRA, C.; CAMPOS, A. Educação na Faixa: um Jogo 2D para o Ensino da Educação Para o Trânsito. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), p. 763-772, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.763

SANTOS, J.; OLIVEIRA, C.; SOUSA, C.; MADEIRA, C; SANTA ROSA, J. A Gamificação como Metodologia para o Desenvolvimento de Competências Gerais da BNCC. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), p. 812-821, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.812

SILVA, A.; OLIVEIRA, C.; ILNICKI, K.; MADEIRA, C.; CAMPOS, A. Pensamento computacional como auxílio para estimular a noção espacial das crianças do Ensino Fundamental. Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2019), p. 387-396, 2019. https://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.387

SILVA, T.; SANTANA, A.; ARANHA, E. Investigating Video Classes Formats for Teaching Digital Game Programming in High School. Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019), p. 753-762, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.753

Trabalhos de 2018

ARANHA, E.; ARAUJO, W.; MADEIRA, C. IA Aplicada a Jogos Digitais: Oportunidades e Desafios no Campo da Educação. Anais do VII Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação (DesafIE 2018), p. 1-9, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5753/desafie.2018.3105

ARAUJO, M.; MADEIRA, C. Elementos de RPG para Motivação de Bolsistas e Voluntários no IFRN. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2018), p. 126-133, 2018. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2018/files/papers/ArtesDesignFull/188206.pdf

CARVALHO, S.; CAMPOS, A.; MOREIRA, A.; SANTOS, P. Utilização das TIC na educação inclusiva. Anais do 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ 2018), p. 648-656 , 2018. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1692

COSTA, K.; AZEVEDO, M.; MADEIRA, C. Facilitando o uso do Scratch por meio de atividade desplugada que introduz o estudo do plano cartesiano. Anais dos Workshop do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2018), p. 778-787, 2018. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/issue/view/181

FERNANDES, K.; ARANHA, E.; LUCENA, M. Produção de jogos digitais educacionais por alunos do ensino superior: um relato de experiência. Anais do 26º Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2018), p. 1-10, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3486

FERNANDES, K.; ARANHA, E.; LUCENA, M. Estratégias para Elaboração de Game Design de Jogos Digitais Educativos: uma Revisão Sistemática. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), p. 585-594, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.585

LAISA, J.; MEDEIROS, T.; ARANHA. E.; SILVA, T. Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre Sistemas de Recomendação Educacional. Proceedings of the IX Computer on the Beach, p. 751-760, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14210/cotb.v0n0.p751-760

LAISA, J.; OLIVEIRA, W.; ARANHA, E. Idealizando Jogos Digitais de Pensamento Computacional a Partir do Bebras Challenge: Um Estudo Exploratório. Anais do 26º Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2018), p. 1-10, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3512

MADEIRA, C.; LIMA, E.; ANDRADE, J.; GUILHERME, P.; AZEVEDO, M.; NASCIMENTO, N. UFRN The Video Game: Um Jogo Digital sobre a UFRN para Massificação das Áreas de Conhecimento. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, v. 3, p. 9851-9862, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1wdWY3Fpq3ll8f2SkIRFz1CaiLbrcMMBb/view

MEDEIROS, H.; ARANHA, E. Apoiando a avaliação do desempenho dos alunos com base em jogos educacionais. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018), p. 411-420, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.411

MEDEIROS, H.; ARANHA, E.; NUNES, I. Avaliação de Habilidades e Competências do Século XXI a partir do Comportamento do Estudante em Jogos Digitais. Anais do 7º Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação (DesafIE 2018), p. 1-11, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5753/desafie.2018.3104

MEDEIROS, D.; FARIAS, F.; LUCENA, D.; MADEIRA, C.; SANTA ROSA, J.; TRINDADE, S. Gamificação como estratégia para o engajamento de estudantes no ensino de commodities: um relato de experiência com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018), p. 225-234, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.225

MEDEIROS, T.; LAISA, J.; ARANHA, E.; LUCENA, M.; OLIVEIRA, W.; FERREIRA, I. Um Mapeamento e Avaliação de Jogos Digitais para Ensino da Matemática. Anais do III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e 2018), p. 381-391, 2018. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-2185/CtrlE_2018_paper_116.pdf

MEDEIROS, E.; MEDEIROS, N.; ARAUJO, N.; NOBREGA, E.; ARANHA, E.; LUCENA, M. Protagonismo Estudantil no Processo de Aprendizagem com Tecnologia: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018), p. 176-185, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.176

MEDEIROS, N.; NÓBREGA, E.; MELO, E.; ARAÚJO, N.; COSTA, R.; MADEIRA, C.; SANTA ROSA, J. War Questions: Uma proposta gamificada para criação e resolução de questões contextualizadas. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018), p. 363-372, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.363

MESQUITA, H.; ARANHA, E.; SILVA, T. Uma Abordagem para o Desenvolvimento de Jogos Digitais Educativos no Ensino Básico. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), p. 874-883, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.874

NASCIMENTO, R.; ARANHA, E.; KULESZA, U.; LUCENA, M. Requirements Smells como indicadores de má qualidade na especificação de requisitos: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. Proceedings of the Workshop on Requirements Engineering (WER 2018), p. 1-14, 2018. Disponível em: http://wer.inf.puc-rio.br/WERpapers/artigos/artigos_WER18/WER_2018_paper_40.pdf

NETO, T.; FERNANDES, K.; LUCENA, M.; ARANHA, E.; NUNES, I. Produção de Jogos Digitais Educacionais: Um Survey Sobre a Prática no Contexto Educacional. Proceedings of the XIII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO 2018), p. 1-6, 2018. Disponível em: http://cleilaclo2018.mackenzie.br/docs/LACLO/FULL/184222.pdf

OLIVEIRA, W.; ARANHA, E. Geração Procedural de Conteúdo para Criação de Fases de Jogos Educativos usando Gramática. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), p. 725-734, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.725

RODRIGUES, S.; SILVA, T.; ARANHA, E. Computação Desplugada no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), p. 417-426, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.417

SANTANA, A.; ARANHA, E. Um Modelo de Chatbot para Aulas de Desenvolvimento de Jogos Digitais. Proceedings of the Computer on the Beach 2018, p. 422-431, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14210/cotb.v0n0.p422-431

SANTANA, A.; ARANHA, E. Computação Afetiva em Tutores Virtuais Animados: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Anais do III Congresso Sobre Tecnologia na Educação (CTRL+e 2018), p. 23-33, 2018. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-2185/CtrlE_2018_paper_9.pdf

SILVA, T.; ARANHA, E.; SANTOS, F.; SILVA, F.; REGES, J.; SANTOS, R. Uma análise do Cenário Nacional do Uso de Jogos para o Ensino e Aprendizagem de Computação. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2018), p. 1264-1273, 2018. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2018/files/papers/EducacaoFull/187563.pdf

SILVA, F.; SANTANA, A.; NUNES, I.; SILVA, T.; ARANHA, E. Uma experiência de análise de videoaulas baseada no comportamento de estudantes. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018), p. 430-439, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.430

Trabalhos de 2017

BRITO, A.; MADEIRA, C. Metodologias gamificadas para a educação: uma revisão sistemática. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017), p. 133-142, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.133

CAMPOS, A.; SIGNORETTI, A.; RODRIGUES, M. An Interactive Book Authoring Tool to Introduce Programming Logic in Schools. Proceedings of the 9th International Conference on Computer Supported Education, p. 140-148, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5220/0006333501400148

DESIDERIO, C.; SILVA, A.; BURLAMAQUI, A.; MADEIRA, C.; PETRY, A. Programação Visual na Construção de Narrativas Digitais: incentivo ao uso da leitura e escrita no ciclo de alfabetização. Anais do III Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2017). Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-2117/

MESQUITA, H.; ARANHA, E.; SILVA, T. Um Estudo Exploratório na Criação de Fases de Jogos Digitais por Alunos do Ensino Fundamental I. Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017), p. 528-537, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.528

SANTANA, A.; SILVA, T.; ARANHA, E. Um Modelo de Tutor Virtual para Aulas Baseadas em Missões de Programação de Jogos Digitais. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2017) p. 1059-1068, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.1059

Trabalhos de 2016

ALENCAR, E.; CAMPOS, A. Concepção de uma ferramenta de apoio à prática docente voltada ao ensino baseado em competência. Anais do I Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (Ctrl-e 2016), p. 415-426, 2016. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-1667/CtrlE_2016_AC_paper_79.pdf

GALVAO, G.; SILVA, T.; ARANHA, E. A construção de jogos digitais na escola: um relato de experiência na formação de professores. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016), p. 161-170, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.161

LUIS, E.; CAMPOS, A.; ALENCAR, E.; SIGNORETTI, A. Desenvolvimento e avaliação de um jogo multiplayer voltado à prática de atividades em sala de aula. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016), p. 647-656, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.647

MADEIRA, C.; TAVARES, R.; FERREIRA, F.; ANDRADE, J.; TELLES, F.; OLIVEIRA, H.; COSTA JUNIOR, H.; NAGY, J.; SILVA, Y. Design de Jogo Digital sobre a UFRN. Anais do II Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2016), p. 97-105, 2016. Disponível em:

MARINHEIRO, F.; SILVA, I.; MADEIRA, C.; CORDEIRO, S.; SOUZA, D.; COSTA, P.; FERNANDES, G. Ensinando Programação de Computadores com o Auxílio de Jogos Digitais para Alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Anais do I Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2016), p. 300-311, 2016. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-1667/CtrlE_2016_AC_paper_52.pdf

OLIVEIRA, W.; SILVA, T.; ARANHA, E. Aplicação de jogos adaptativos na educação: uma revisão sistemática da literatura. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016), p. 587-596, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.587

REGALADO, M.; SILVA, T.; ARANHA, E. Gamifying an Online Approach for Promoting Game Development Learning and Contest: An Experience Report. Proceedings of the 46th IEEE Frontiers in Education Conference (FIE 2016), p. 1-8, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1109/FIE.2016.7757441

SIGNORETTI, A.; MARTINS, A.; RODRIGUES, M.; CAMPOS, A.; TEIXEIRA, A. Services & Products Gamified Design (SPGD): A Methodology for Game Thinking Design. Proceedings of the 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (DSAI 2016), p. 62-68, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3019943.3019953

SILVA, T.; ARANHA, E. An empirical study of online K-12 education for programming games. Proceedings of the 16th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT 2016), p. 255-259, 2016. Disponível em: https://doi.ieeecomputersociety.org/10.1109/ICALT.2016.19

SILVA, T.; ARANHA, E.; FERNANDES, K.; SANTOS, F. Um relato de experiência da aplicação de videoaulas de programação de jogos digitais para alunos da educação básica. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016), p. 141-150, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.141

SILVA, F.; SILVA, T.; ARANHA, E. Mineração de Processo Educacional - uma Revisão Sistemática da Literatura. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016), p. 1036-1045, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.1036

Trabalhos de 2015

BRITO, A.; MADEIRA, C. XP & Skills: gamificando o processo de ensino de introdução a programação. Anais do I Workshop de Jogos Educativos Digitais Interdisciplinares, p. 1124-1133, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.1124

CAMPOS, A.; GARDIMAN, R.; MADEIRA, C. Uma ferramenta gamificada de apoio à disciplina introdutória de programação. Anais do 23º Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2015), 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10252

CAMPOS, A.; BATISTA, E.; SIGNORETTI, A.; GARDIMAN, R.; MADEIRA, C. Gamifying Activities in a Higher Education Course. Proceedings of the 9th European Conference on Games Based Learning (ECGBL 2015), p. 117-124, 2015. Disponível em: https://milunesco.unaoc.org/wp-content/uploads/2015/10/ECGBL2015-Proceedings-embedded.pdf

FREIRE, G.; MADEIRA, C. Modelo conceitual para criação de jogos voltados para a tomada de decisão em gerenciamento de projetos. Anais do I Workshop de Jogos Educativos Digitais Interdisciplinares, p. 1134-1143, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.1134

LUCENA, M.; JAQUEIRA, A.; AGRA, C.; ALENCAR, F.; ARANHA, E. Integrating User Stories and i* Models: a Systematic Approach. Proceedings of the 17th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2015), p. 428-438, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5220/0005400904280438

MADEIRA, C.; CAMARA, L.; BESERRA, I.; TAVARES, R. Mathmare: um jogo de plataforma envolvendo desafios matemáticos do ensino médio. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2015), p. 1042-1049, 2015. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2015/anaispdf/cultura-full/147647.pdf

OLIVEIRA, C.; MADEIRA, C. Creating efficient walls using potential fields in real-time strategy games. Proceedings of the 2015 IEEE Conference on Computational Intelligence and Games (CIG 2015), p. 138-145, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1109/CIG.2015.7317921

SILVA, T.; ARANHA, E. Online Game-based Programming Learning for High School Students - a Case Study. Proceedings of the 45th IEEEAnnual Frontiers in Education Conference (FIE 2015), p. 1-8, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1109/FIE.2015.7344131

SILVA, T.; ARANHA, E.; OLIVEIRA, W.; FERNANDES, K.; LUCENA, M. Investigando dois formatos de videoaulas de programação de jogos digitais para alunos do ensino médio. Anais do 21º Workshop de Informática na Escola (WIE 2015), p. 187-196, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.187.

SILVA, T.; MEDEIROS, T.; ARANHA, E. The Use of Games on the Teaching of Programming: A Systematic Review. Anais do 18º Workshop em Engenharia de Software Experimental (ESELAW 2015), p. 474-487, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/311296706_The_Use_of_Games_on_the_Teaching_of_Programming_A_Systematic_Review

SILVA, A.; SILVA, T.; BRASIL, P.; DANTAS, S.; ARANHA, E. A game to assist retaining knowledge in classroom. Proceedings of the IX International Conference on Engineering and Computer Education (ICECE 2015), p. 36-40, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282124713_A_game_to_assist_retaining_knowledge_in_classroom

Trabalhos de 2014

SILVA, T.; GALVAO, G.; ARANHA, E. Oficinas Itinerantes de Scratch e Computação Desplugada para Professores como apoio ao Ensino de Computação: um Relato de Experiência. Anais do XX Workshop de Informática na Escola (WIE 2014), p. 380-389, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.380

SILVA, T.; MEDEIROS, T.; ARANHA, E. Jogos Digitais para Ensino e Aprendizagem de Programação: uma Revisão Sistemática da Literatura. Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2014), p. 692-701, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.692

Trabalhos de 2013

GALVAO, G.; ARANHA, E. Jogos digitais como instrumentos no processo de avaliação formativa da aprendizagem na disciplina de Engenharia de Software. Anais do Fórum de Educação em Engenharia de Software, p. 28-35, 2013.

MEDEIROS, T.; ARANHA, E. Infraestrutura para criação de jogos voltados para o ensino de programação no ensino médio. Anais do III Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft (WTDSoft 2013), 2013.

Trabalhos de 2020

ARANHA, E.; OLIVEIRA, W. Collaborative Artificial Intelligence for Supporting the Development of Games. Proceedings of the Forum on Grand Research Challenges in Games and Entertainment Computing in Brazil, p. 1116-1119, 2020. Disponível em: https://www.sbgames.org/proceedings2020/WorkshopGranDGamesBR/209788.pdf

Trabalhos de 2019

ALENCAR, E.; ARANHA, E.; CAMPOS, A. Um modelo de habilidades em avaliação adaptativa com questões não dicotômicas utilizando espaço do conhecimento baseado em competências. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019), p. 1477-1481, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.1477

BARBOSA, J.; MADEIRA, C. PlayEduc: A Conceptual Framework for the Development of Digital Educational Games. Proceedings of the 19th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT 2019), p. 103-104, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ICALT.2019.00038

FARIAS, F.; MELO, E.; OLIVEIRA, J.; MADEIRA, C.; CAMPOS, A. Finance Math Game: Uma proposta lúdica interdisciplinar para Ensino de Educação Financeira com Scratch. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), p. 1359-1363, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1359

FERNANDES, K.; LUCENA, M.; ARANHA, E. A Strategy for the Development of Computational Thinking from Game Design Specifications. Proceedings of the International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT 2019), p. 386-388, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ICALT.2019.001222018

BARROS, A.; MEDEIROS, A.; NOBRE, A.; MADEIRA, C.; RABELO, D.; BURLAMAQUI, A. Tobomatics: desenvolvendo habilidades no aprendizado com as operações matemáticas básicas através do jogo digital educativo. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2018), p. 1436-1439, 2018. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2018/files/papers/EducacaoShort/188396.pdf

Trabalhos de 2018

BARROS, A.; MEDEIROS, A.; NOBRE, A.; MADEIRA, C.; RABELO, D.; BURLAMAQUI, A. Tobomatics: desenvolvendo habilidades no aprendizado com as operações matemáticas básicas através do jogo digital educativo. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2018), p. 1436-1439, 2018. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2018/files/papers/EducacaoShort/188396.pdf

Trabalhos de 2017

BARBOSA, J.; MADEIRA, C.; BARBOSA, E.; LIMA, E. Escolhendo um Jogo Digital Educativo e Eficiente: um Instrumento de apoio aos Docentes do Ensino Médio. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017), p. 1064-1067, 2017. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2017/papers/CulturaShort/175322.pdf

BARBOSA, J.; MADEIRA, C.; LIMA, E.; DINIZ, M. A gamificação no ambiente de trabalho: um estudo de caso baseado na metodologia de Design Thinking. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017), p. 1406-1409, 2017. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2017/papers/IndustriaShort/175528.pdf

DIAS, J.; SOUZA, L.; MEDEIROS, H.; ARANHA, E. Uso de Jogos digitais na educação básica: uma revisão sistemática da literatura. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017), 2017. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, p. 1084-1087, 2017. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2017/papers/CulturaShort/175390.pdf

LIMA, T.; MADEIRA, C. An Investigation of Using Monte-Carlo Tree Search for Creating the Intelligent Elements of Rise of Mitra. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017), p. 610-613, 2017. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2017/papers/ComputacaoShort/175198.pdf

Trabalhos de 2015

BESERRA, I.; CAMARA, L.; MADEIRA, C.; TAVARES, R. TEd2D: Um editor para criação de cenários de jogos 2D com Unity. Anais do I Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2015), p.1-4, 2015. Disponível em: http://epogames.imd.ufrn.br/docs/2015/artigos/EPoGames_2015_paper_8.pdf

MADEIRA, C.; CAMPOS, A.; TAVARES, R.; OLIVEIRA, L.; MOURA, A.; SILVA, B.; COSTA, E.; NAGY, J.; LIMA, J.; SILVA, M.; ROCHA, M.; SILVA, Y. UFRN: The Video Game, massificando as áreas de conhecimento. Anais do I Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2015), p. 1-4, 2015. Disponível em: http://epogames.imd.ufrn.br/docs/2015/artigos/EPoGames_2015_paper_18.pdf

Trabalhos de 2014

MEDEIROS, T.; BRASIL, P.; ARANHA, E. Um framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação. Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2014), p. 1113-1117, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.1113

OLIVEIRA, C.; MADEIRA, C. Posicionamento de Estruturas em Jogos de Estratégia em Tempo Real usando Potential Fields. Anais do 2º Workshop de Jogos Digitais do RN, 2014.