Trabalhos de conclusão de curso

Trabalhos em Curso

Título: Framework para maior eficiência computacional no aprendizado por reforço profundo

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Aluno: João Vitor Venceslau Coelho

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Coorientador: Samuel Xavier de Souza

2022

Título: Action Branching em redes de Aprendizado por Reforço profundo para reduzir

Curso: Bacharelado em Engenharia da Computação

Aluno: Luiz Paulo de Carvalho Alves

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

2020

Título: Estudo Comparativo das Soluções de Rede e de Dados para Jogos Massivos Online Desenvolvidos no Unity

Curso: Bacharelado em Engenharia Elétrica

Aluno: Pedro Henrique Braga Moraes

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

2018

Título: Estimulando o Pensamento Computacional com Jogos Digitais: uma abordagem utilizando Scratch

Curso: Bacharelado em Engenharia de Software

Aluno: Josiel Moreira da Silva

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Repositório: Clique aqui para baixar o arquivo PDF

2017

Título: Experimentos com Aprendizagem por Reforço em Cenário de Combate de StarCraft

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Aluno: Victor Henrique dos Santos

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Plataforma Web Gamificada para Uso em Avaliações Acadêmicas

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Aluno: Wellington Paulo Barbosa Lopes

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

2016

Título: Desenvolvimento de uma plataforma multiplayer para jogos digitais de ensino de programação

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Aluno: Adson Cezar Nascimento de Oliveira

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

Título: Gerenciamento de Recursos em StarCraft: Experimentos com Aprendizagem por Reforço

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Aluno: Diego Sabino Amorim de Araújo

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

2015

Título: Implementação de uma Arquitetura para Jogos Usando WebSocket

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Aluno: Anthonini Araújo Rodrigues

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

Título: TEd2D: Um editor para criação de cenários de jogos 2D com Unity

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Aluno: Isaac Newton da Silva Beserra

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Uma solução para funcionamento online/offline de jogos digitais voltados para a educação

Curso: Bacharelado em Engenharia de Software

Aluno: Itanildo Augusto Sinnésio Dantas

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

Título: Desenvolvimento de desafios matemáticos no contexto de um jogo digital para o ensino médio

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Aluno: Lucas Tomé Avelino Câmara

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Simulação de heurísticas de pathfinding em cenários de jogos de estratégia em tempo real

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Aluno: Rafael Santos Amorim

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Influência da Direção em Jogos de Plataforma Side-Scrolling

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Aluno: Wendell Oliveira de Araújo

Orientador: André Maurício Cunha Campos

2014

Título: Uma infraestrutura para a criação de jogos multifaces

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Aluno: Breno Ramos Souza

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

Título: Cerebrate: um modelo para personagens inteligentes de jogos de estratégia em tempo real

Curso: Ciência da Computação

Aluno: Caio Freitas de Oliveira

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Coorientador: André Maurício Cunha Campos

Título: Evolução de um framework de integração entre Construct 2 e Google Blockly para o ensino de programação baseado em jogos

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação

Aluno: Inhanduí Barbosa Ferreira

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

2024

Título: Documentação e Start Kit baseado na estrutura do projeto Sessões do TCMRio

Curso: Residência em Tecnologia da Informação

Aluno: Átila Vinnicius Alves Soriano

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

2017

Título: Gota - Pingo’s Adventures

Curso: Especialização em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

Aluno: Victor Malcom R. Santos

Orientador: Alyson Matheus de Carvalho Souza

2016

Título: Relatório de Desenvolvimento do Game Mobile Mine Tycoon

Curso: Especialização em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

Aluno: Gustavo Henrique Sarmento de Andrade

Orientador: Alyson Matheus de Carvalho Souza

Título: Gabriel Sabe! - Um jogo Sério para Dispositivos Móveis Voltado à Educação Infantil

Curso: Especialização em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

Aluno: Henrique Eduardo Lima da Costa

Orientador: Alyson Matheus de Carvalho Souza

Trabalhos em Curso

Título: Panorama do Ensino do Pensamento Computacional: Uma Atenção às Escolas Públicas do Interior do Rio Grande do Norte

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Luandson da Silva Santana

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: PlayEduc Plus: Uma Evolução no Desenvolvimento de Jogos Educacionais Engajantes

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Samir Pessoa Rodrigues

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Aprendizado por Reforço para Otimização das Margens de Contribuição de Produtos

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Tecnologia da Informação (PPgTI)

Aluno: Wagner Vieira Lopes

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Implementação de Espaço Maker nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Um estudo de caso em escola da rede municipal de Parnamirim/RN

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Francisco Peny Junior

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Coorientador: Alyson Matheus de Carvalho Souza

Título: Formação de Professores para Ensino de Desenvolvimento de Jogos Educacionais: Uma Estratégia para Integração do Pensamento Computacional no Ensino Médio

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Artur Santos Guimarães

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Formação de Professores para o Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional nas Olimpíadas Científicas

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Jarinete Araújo da Silva

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: ?

Curso: Mestrado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Abner de Santana Silva

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

Título: Métodos de cooperação para gamificação na sala de aula

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Tecnologia da Informação (PPgTI)

Aluno: Phellipe Albert Cavalcante das Neves Volkmer Medeiros

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Coorientadora: Natália Bezerra Dutra

Título: Estratégias Adaptadas aos Jogos Digitais de RPG para o Ensino e Aprendizagem Cartográfica

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Fábio Thierry Domingues da Silva

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Missões em Jogos Digitais de RPG para o Ensino e Aprendizagem de Geometria

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: André Parducci Soares de Lima

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Jaguar: A Hierarchical Multi-Agent Deep Reinforcement Learning approach with Transfer Learning for StarCraft II

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Tecnologia da Informação (PPgTI)

Aluno: Gabriel Caldas Barros e Sá

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Engenharia de Requisitos Auxiliada por Chatbots Inteligentes: Uma Avaliação da Qualidade dos Artefatos

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Tecnologia da Informação (PPgTI)

Aluno: Joeldson Costa Damasceno

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

2023

Título: Alfabetização Baseadas em Evidências com Uso do Jogo Digital Graphogame Brasil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Eridiana Alves da Silva Bezerra

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Trabalhando Competências Empreendedoras no Programa Hotel de Projetos do IFRN

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Fellipe Silva Câmara

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Um Assistente Virtual de Ensino de Programação para Suporte ao Aprendizado de Domínio

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Jairo Rodrigo Soares Carneiro

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

2022

Título: Computação Desplugada como Abordagem para Implementação do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Josiel Moreira da Silva

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Design Thinking e Storytelling para o Desenvolvimento de Características do Comportamento Empreendedor: Um Estímulo ao Empreendedorismo Inovador

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Tathiany Deyse Fernandes Rocha

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Coorientador: Luiz Affonso Henderson Guedes de Oliveira

Título: Formação EAD de Pensamento Computacional para Professores do Ensino Fundamental com Enfoque Prático e Interdisciplinar

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Gustavo Lima do Nascimento

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Capacitação em pensamento computacional voltada aos anos iniciais do ensino fundamental com base no cotidiano dos alunos

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Odair Soares de Souza

Orientador: André Maurício Cunha Campos

Título: SCAD - uma proposta para o design de avaliações centradas em habilidades

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Tecnologia da Informação (PPgTI)

Aluno: Luiz de França Afonso Ferreira Filho

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Coorientador: André Maurício Cunha Campos

Título: Realidade Aumentada como Apoio à Aprendizagem de Vetores na Educação Superior

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Tecnologia da Informação (PPgTI)

Aluno: Glice Rocha Pires

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Coorientador: Samyr Silva Bezerra Jácome

2021

Título: Formação Continuada em Pensamento Computacional para Professores do Ensino Fundamental: Computação Desplugada nas Práticas Educativas

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Jeanne da Silva Barbosa Bulcão

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Itinerário Formativo em Competências Digitais para Professores da Educação Básica: Uma proposta a partir das matrizes brasileiras

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Crisiany Alves de Sousa

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

2020

Título: Modelagem Matemática como Método para Contextualização de Problemas no Ambiente dos Jogos Educacionais Digitais

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Gisélia Maria dos Santos Ferreira

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Jogos Educacionais Digitais como Ferramentas Promissoras no Processo de Aprendizagem dos Campos de Experiências da Educação Infantil

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Lucineide Cruz Araújo

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Coorientadora: Maria Cristina Leandro de Paiva

Título: Beyond Star: Um Modelo de Arquitetura de Aprendizado para Generalização de Estratégias em Jogos RTS

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Tecnologia da Informação (PPgTI)

Aluno: Marco Antônio Silva e Araújo

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Avaliação Diagnóstica em Pensamento Computacional: Um Modelo para os Alunos do Ensino Fundamental com Base no Currículo de Referência do CIEB

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Neide Aparecida Alves de Medeiros

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Coorientadora: Isabel Dillmann Nunes

Título: PlayEduc XP: Uma Metodologia para Potencializar a Experiência dos Jogos Educacionais Digitais

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Samanta Ferreira Aires

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

2019

Título: Jogos Digitais no Ciclo de Alfabetização: Um caminho no processo de alfabetização letrando

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Alexandre Ribeiro da Silva

Orientador: Arlete dos Santos Petry

Coorientadora: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Aplicando Gamificação no Ensino de Teste de Software

Curso: Mestrado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Eduardo Henrique Rocha do Nascimento

Orientador: Roberta de Souza Coelho

Coorientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Desenvolvimento de Habilidades Matemáticas com a Inclusão do Pensamento Computacional nas Escolas de Ensino Fundamental

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE)

Aluno: Fábio Sampaio dos Santos Câmara

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Sistema para Auxílio de Análises Psicofisiológicas com o Uso de Jogos Digitais

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Tecnologia da Informação (PPgTI)

Aluno: Jaime Bruno Cirne de Oliveira

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Um framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e Computação Desplugada

Curso: Mestrado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Sebastião Ricardo Costa Rodrigues

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

2018

Título: Quest Design Canvas: Um modelo de criação de quests para jogos digitais de gênero RPG

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Engenharia de Software (PPgSW)

Aluno: Erick Bergamini da Silva Lima

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Análise do Comportamento de Estudantes em Videoaulas

Curso: Mestrado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Francisco Genivan Silva

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

Título: Game Design de Jogos Digitais de Pensamento Computacional inspirados no Instrumento de Avaliação Bebras Challenge

Curso: Mestrado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Jéssica Laísa Dias da Silva

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

Título: PlayEduc: um framework conceitual para desenvolvimento de jogos educacionais digitais

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Engenharia de Software (PPgSW)

Aluno: Jorge Felliphe Rodrigues Barbosa

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Geração Procedural de Conteúdo para Criação de Fases de Jogos Educativos

Curso: Mestrado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Wendell Oliveira de Araújo

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

2017

Título: Geração de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem para Cursos Baseados na Realização de Projetos

Curso: Mestrado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Alan de Oliveira Santana

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

Título: Level Up: uma proposta de processo gamificado para a educação

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Engenharia de Software (PPgSW)

Aluno: André Luiz de Souza Brito

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio a prática docente voltada ao ensino baseado em competências: uma abordagem centrada no usuário

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Engenharia de Software (PPgSW)

Aluno: Emerson Moura de Alencar

Orientador: André Maurício Cunha Campos

Título: Uma Abordagem para o Desenvolvimento de Jogos Digitais Educativos no Ensino Básico

Curso: Mestrado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Hugo Henrique de Oliveira Mesquita

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

2016

Título: Jogo Digital Como Ferramenta Facilitadora no Exercício da Matemática Fundamental

Curso: Mestrado Profissional

Programa de Pós-graduação: Engenharia de Software (PPgSW)

Aluno: Álvaro Hermano da Silva

Orientador: André Maurício Cunha Campos

2014

Título: Um Framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação

Curso: Mestrado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Tainá Jesus Medeiros

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

2013

Título: Um Framework Conceitual para apoiar a instrumentação da avaliação formativa da aprendizagem em Jogos Digitais

Curso: Mestrado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Glauber Galvão de Araújo

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

Trabalhos em Curso

Título: ?

Curso: Doutorado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Francisco Genivan Silva

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

Título: ?

Curso: Doutorado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Júlio César da Silva Dantas

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

Título: ?

Curso: Doutorado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Raimundo Nonato Bezerra Neto

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

Título: Um Tutor Virtual para a Resolução de Problemas Matemáticos

Curso: Doutorado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Alan de Oliveira Santana

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

2023

Título: Melhorando o Rotulamento de Papel Retórico Legal Através de Dados Adicionais e Uso Eficiente de Modelos Transformadores

Curso: Doutorado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Alexandre Gomes de Lima

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

2021

Título: Programa Talento Metrópole: Identificação e Desenvolvimento de Talentos em Tecnologia da Informação

Curso: Doutorado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Psicologia (PPgPsi)

Aluno: Juliana Teixeira da Câmara Reis

Orientador: Charles Andryê Galvão Madeira

Título: Game Criativo: Desenvolvendo Habilidades de Pensamento Computacional, Leitura e Escrita através da Criação de Jogos

Curso: Doutorado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Kleber Tavares Fernandes

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha

2017

Título: Investigando o Uso de Aulas On-line de Programação de Jogos Digitais no Ensino Básico

Curso: Doutorado Acadêmico

Programa de Pós-graduação: Sistemas e Computação (PPgSC)

Aluno: Thiago Reis da Silva

Orientador: Eduardo Henrique da Silva Aranha