Artigos e Livros
Trabalhos de 2024
LOPES NETO, W.; BRITO, P.; COSTA NETA, I.; MADEIRA, C. A Proposal for a gamification strategy applied to remote learning. Journal on Interactive Systems, v. 15, n. 1, p. 92-113, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5753/jis.2024.2700
Trabalhos de 2023
SOUZA, A.; BARROCAS, R.; FISCHER, M.; ARNAUD, E.; MOELLER, K.; RENNÓ-COSTA, C. Combining virtual reality and tactile stimulation to investigate embodied finger-based numerical representations. Frontiers in Psychology, v. 14, p. 1119561, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1119561
PIRES, I.; FALCAO, J.; REIS, J.; FELINTO, P.; SOUZA, A. Talented Children who Develop Digital Artifacts and Derive Strength from them: an Example from the Brazilian Metropolis Talent Project. Cultural-Historical Psychology, v. 19, p. 55-60, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17759/chp.2023190207
SOUZA, A.; AURELIANO, T.; GHILARDI, A.; RAMOS, E.; BESSA, O.; RENNÓ-COSTA, C. DinosaurVR: Using Virtual Reality to Enhance a Museum Exhibition. Journal on Interactive Systems, v. 14, p. 363-370, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5753/jis.2023.3464
SANTANA, A.; SILVA, T.; ARANHA, E. Tutores inteligentes voltados à matemática: um mapeamento do cenário nacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 21, n. 1, p. 190-199, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/134346
FONTES, R.; MARTINS, A.; SOUSA, V.; DANTAS, K.; MEDEIROS, L.; ALVES, P.; FERNANDES, M.; REGO, I.; ARANHA, E.; FILHO, V.; GOLDBARG, M.; BARROS, W.; IMMICH, R.; VENANCIO NETO, A. Open-source emulation-based test environment to settle O-RAN-compliant trials. ITU Journal on Future and Evolving Technologies, v. 4, I. 2, p. 350-363, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.52953/VMBQ6087
ALVES, P.; GOLDBARG, M.; BARROS, W.; REGO, I.; FILHO, V.; MARTINS, A.; SOUSA JR., V.; FONTES, R.; ARANHA, E.; VENANCIO NETO, A.; FERNANDES, M. Machine Learning Applied to Anomaly Detection on 5G O-RAN Architecture. Procedia Computer Science, v. 222, p. 81-93, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.procs.2023.08.146
CORDEIRO, S.; ILNICKI, K.; MADEIRA, C. A hora do código: uma proposta de introdução ao ensino de programação para a educação da infância. Educação Temática Digital, v. 25, n. 00, p. e023022, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8665037
Trabalhos de 2022
LOPES, P.; WELLACOTT, L.; ALMEIDA, L.; VILLAVICENCIO, L.; MOREIRA, A.; ANDRADE, D.; SOUZA, A.; SOUSA, R.; SILVA, P.; LIMA, L.; LONES, M.; NASCIMENTO, J.-D.; VARGAS, P.; MOIOLI, R.; FIGUEROLA, W.; RENNÓ-COSTA, C. Measuring the impact of nonpharmaceutical interventions on the SARS-CoV-2 pandemic at a city level: An agent-based computational modelling study of the City of Natal. PLOS Global Public Health, v. 2, p. e0000540, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1371/journal.pgph.0000540
REIS, J.; PIRES, I.; MADEIRA, C. Tecnologia da Informação, educação para superdotados e desenvolvimento de talentosos: uma revisão da literatura de 2010 a 2021. Revista Educação Especial, p. e31/1-21, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X68407
SOUSA, C.; MADEIRA, C. Itinerário Formativo para o Desenvolvimento de Competências Digitais na Formação Continuada de Professores. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 20, n. 1, p. 41-50, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.126508
ARAÚJO, L.; MADEIRA, C. Jogos Educacionais Digitais e suas Relações com os Campos de Experiências da Educação Infantil. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 20, n. 1, p. 183-192, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.126634
Trabalhos de 2021
SILVA, T.; BARROS, I.; SOUSA, L.; SÁ, A.; SILVA, A.; ARAUJO, M.; ARANHA, E. Um mapeamento sistemático sobre o ensino e aprendizagem de programação. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 19, n. 1, p. 156-165, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.118419
BULCAO, J.; MADEIRA, C.; GUIMARÃES, C.; SOUSA, C. Capacitando Professores no Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 1178-1201, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.2120
Trabalhos de 2020
AIRES, S.; MADEIRA, C. Desenvolvimento de Jogos Educacionais Digitais: um Relato de Experiência com o Framework PlayEduc. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105959
ARAÚJO, L.; MADEIRA, C. Jogos Educacionais Digitais no Ensino Infantil: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, p. 286-295, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110238
CARVALHO, S.; SANTOS, P.; MOREIRA, A.; CAMPOS, A. Utilização de recursos multimídia para crianças em contexto hospitalar: uma revisão integrativa. Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686x38894
MADEIRA, C.; SERRANO, P. Games e Gamificação na Educação: Alternativas para Aumentar o Sucesso das Soluções. Revista Tecnologias na Educação, v. 33, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2020/12/Art2-Ano-12-vol33-Dezembro-2020.pdf
SANTOS, A.; SILVA, T.; SANTOS, F.; ALMEIDA, F.; VALERIO, J.; ARANHA, E. Ensino de Redes de Computadores Mediado por Tecnologias Educacionais: um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.106043
Trabalhos de 2019
CARVALHO, S.; CAMPOS, A.; MOREIRA, A.; SANTOS, P. Práticas educativas inclusivas mediadas pelas TIC. Indagatio Didactica, v. 11, p. 219-233, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.34624/id.v11i3.4960
Trabalhos de 2018
FERNANDES, K.; ARANHA, E.; LUCENA, M. Uma Experiência na Criação de Game Design de Jogos Digitais Educativos a Partir do Design Thinking. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, p. 1-10, 2018. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/85928
NASCIMENTO, F.; GARCIA, T.; GARCIA, T.; MADEIRA, C. Recursos digitais de aprendizagem no ensino fundamental: Uma revisão sistemática. Espacios (Caracas), v. 39, n. 43, p. 1-10, 2018. Disponível em: http://www.revistaespacios.com/a18v39n43/a18v39n43p04.pdf
Trabalhos de 2016
MARINHEIRO, F.; SILVA, I.; MADEIRA, C.; CORDEIRO, S.; SOUZA, D.; COSTA, P.; FERNANDES, G. Ensinando crianças do ensino fundamental a programar computadores com o auxílio de jogos digitais. Revista Tecnologias na Educação, v. 16, p. 1-18, 2016. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2016/09/Art2-Ensinando-crian%C3%A7as-do-ensino-fundamental-a-programar-computadores-com-o-aux%C3%ADlio-de-jogos-digitais.pdf
Trabalhos de 2015
NASCHOLD, A.; BALEN, S.; CAMPOS, A.; SANTOS, S.; SOLTOSKY, M.; BRAZOROTTO, J.; PEREIRA, A. Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil. Letras de Hoje, v. 50, p. 138-146, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2015.1.18394
REGALADO, M.; SILVA, T.; ARANHA, E. Um Mapeamento Sistemático sobre o uso da Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1-10, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.61390
SILVA, T.; MEDEIROS, T.; MEDEIROS, H.; LOPES, R.; ARANHA, E. Ensino-aprendizagem de programação: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 23, p. 182-196, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.182
Trabalhos de 2023
SOUZA, A. Desenvolvimento com Motores de Jogos I. 2ª ed., Natal: SEDIS-UFRN, xp, 2023. Disponível em: https://materialpublic.imd.ufrn.br/curso/disciplina/5/59
DAMASCENO, J.; MADEIRA, C. Explorando a Interseção entre Gamificação e Desenho Universal para Aprendizagem. In: Jaime Sánchez. (Org.). Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago: Universidad de Chile, v. 17, p. 196-204, 2023. Disponível em: https://www.tise.cl/2023/doc/FullPapers/TISE_2023_paper_112.pdf
DAMASCENO, J.; MADEIRA, C. Educação e Inovação: Desenvolvendo Objetos de Aprendizagem com ChatGPT. In: Jaime Sánchez. (Org.). Nuevas Ideas en Informática Educativa. 1ed. Santiago: Universidad de Chile, v. 17, p. 234-242, 2023. Disponível em: https://www.tise.cl/2023/doc/FullPapers/TISE_2023_paper_134.pdf
BATISTA, E.; SILVA, J.; ARAUJO, L.; ALVES, M.; REIS, P.; MADEIRA, C.; NUNES, I.; PIRES, I. Ferramentas digitais como recurso criativo para ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: Jaime Sánchez. (Org.). Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago: Universidad de Chile, v. 17, p. 552-557, 2023. Disponível em: https://www.tise.cl/2023/doc/ShortPapers/TISE_2023_paper_136.pdf
NUNES, I.; MADEIRA, C.; BARRETO, G.; PENY JUNIOR, F.; MOURA, L.; PAZ, M. Metodologias ativas e trabalho colaborativo: uma integração entre diferentes abordagens. In: Jaime Sánchez. (Org.). Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago: Universidad de Chile, v. 17, p. 531-534, 2023. Disponível em: https://www.tise.cl/2023/doc/ShortPapers/TISE_2023_paper_127.pdf
Trabalhos de 2020
AIRES, S.; BARBOSA, J.; MADEIRA, C. Desenvolvendo Jogos Educacionais Digitais Inovadores e Instigantes com o Framework PlayEduc. IX Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE 2020). SBC OpenLib, v. 9, p. 53-72, 2020. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/livros/index.php/sbc/catalog/book/56
ARANHA, E.; SILVA, T. Delineamentos Experimentais em Informática na Educação. Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, v. 1, p. 1-27, 2020. Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/livro-2/
Trabalhos de 2019
ALENCAR, E.; ARANHA, E.; CAMPOS, A. Avaliação adaptativa utilizando espaço de conhecimento baseado em competência. Anais da VII Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE 2019), v. 1, p. 64-89, 2019. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/8700
CAMPOS, A.; RODRIGUES, M; AMORIM, M.; SIGNORETTI, A. Designing Interactive Tools for Learning in the Digital Age. Lecture Notes in Electrical Engineering. Springer International Publishing, p. 109-119, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-02242-6_9
MADEIRA, C. Potenciais do Uso de Jogos Digitais no Contexto da Educação. Mídia, Infância e Prática Pedagógica. SEDIS UFRN, v. 1, p. 113-130, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27388
MADEIRA, C.; CAMARA, L.; BESERRA, I.; TAVARES, R. Mathmare: Um Jogo de Plataforma Envolvendo Desafios Matemáticos de Ensino Médio. Digital Games and Learning. Atena Editora, v. 1, p. 41-55, 2019. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/01/e-book-Digital-Games-and-Learning.pdf
Trabalhos de 2018
ARAUJO, W.; ARANHA, E.; MADEIRA, C. Geração Procedural de Conteúdo Aplicada a Jogos Digitais Educacionais. Anais da VII Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE 2018). Sociedade Brasileira de Computação, v. 1, p. 1-20, 2018. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/issue/view/177
BRITO, A.; MADEIRA, C. Metodologias Gamificadas para a Educação: uma revisão sistemática. Informática Aplicada à Educação. Atena Editora, v. 1, p. 106-117, 2018. Disponível em: http://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2018/08/E-book-Inform%C3%A1tica-aplicada-Educa%C3%A7%C3%A3o-2.pdf
CAMPOS, A.; BRITO, A. Inteligência Artificial para Jogos. 1ª ed., Natal: SEDIS-UFRN, 85p, 2018. Disponível em: https://materialpublic.imd.ufrn.br/curso/disciplina/5/69
CAMPOS, A.; RODRIGUES, M.; SIGNORETTI, A.; AMORIM, M. piBook: Introducing Computational Thinking to Diversified Audiences. Communications in Computer and Information Science. Springer International Publishing, p. 179-195, 2018. Disponível em: https://www.springerprofessional.de/en/pibook-introducing-computational-thinking-to-diversified-audienc/15975518
FERREIRA, F.; BRITO, A. Modelagem 2D. 1ª ed., Natal: SEDIS-UFRN, 97p, 2018. Disponível em: https://materialpublic.imd.ufrn.br/curso/disciplina/5/65
GALVAO, G.; SILVA, T.; OLIVEIRA, J.; ARANHA, E. A construção de jogos digitais na escola: um relato de experiência na formação de professores do Mais Educação. Educação integral: reflexões e práticas. 1ª ed., p. 49-74, 2018. Disponível em: https://res.cloudinary.com/caule-de-papiro/image/upload/v1626875635/46_EDUCACAO_INTEGRAL_reflexoes_e_praticas_a222749445.pdf
Trabalhos de 2017
MEDEIROS, H.; ARANHA E.; NUNES, I. Avaliação de Habilidades e Competências Baseada em Evidências e Jogos Digitais. Anais da VI Jornada de Atualização em Informática na Educação, p. 1-35, 2017. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/7212
Trabalhos de 2016
BRITO, A.; SOUZA, A. Introdução a Jogos Digitais. 1ª ed., Natal: SEDIS-UFRN, 110p, 2016. Disponível em: https://materialpublic.imd.ufrn.br/curso/disciplina/5/18
Trabalhos de 2015
BRITO, A. Design de Jogos Digitais. 1ª ed., Natal: SEDIS-UFRN, 127p, 2015. Disponível em: https://materialpublic.imd.ufrn.br/curso/disciplina/5/1
Trabalhos de 2023
FRANÇA, D.; LACERDA, J.; VALE, A.; SOUZA, A.; COBUCCI, R. Serious Game para Treinamento das Etapas de Introdução de Cateter Central de Inserção Periférica em Neonatos sob Cuidados Intensivos. Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2023), 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.234088
SOUZA, A.; CAMPOS, C.; RENNÓ-COSTA, C. Opus Imperfectum - A Mixed Reality Concert About the Origin of Life. Proceedings of the 25th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR 2023), p. 294-298, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1145/3625008.3625052
FERINO, S.; FERNANDES, M.; CIRILO, E.; AGNEZ, L.; BATISTA, B.; KULESZA, U.; ARANHA, E.; TREUDE, C. Overcoming Challenges in DevOps Education through Teaching Method. Proceedings of the 2023 IEEE/ACM 45th International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training (ICSE-SEET), p. 166, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1109/ICSE-SEET58685.2023.00022
NETO, R.; ARAUJO, K.; ARANHA, E.; FERNANDES, K.; LUCENA, M.; FERNANDES, G. Identificando Personagens em Game Designs Criados por Alunos. Anais do Workshop sobre Educação em Computação (CSBC 2023), 2023. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/24934
AMORIM, P.; SILVA, T.; ARANHA, E.; LIMA, R.; ARAUJO, M.; SILVA, F. Um Estudo Terciário Sobre o Ensino e Aprendizagem em Programação. Anais da Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE 2023), p. 26-37, 2023. Disponível em: https://www.tise.cl/2023/doc/FullPapers/TISE_2023_paper_9.pdf
LIMA, A.; MORENO, J.; DKAKI, T.; ARANHA, E.; BOUGHANEM, M. Evaluating Recent Legal Rhetorical Role Labeling Approaches Supported by Transformer Encoders. Proceedings of the Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS, 2023), p. 18-32, 2023. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-45389-2_2
LIMA, A.; MORENO, J.; ARANHA, E. IRIT_IRIS_A at SemEval-2023 Task 6: Legal Rhetorical Role Labeling Supported by Dynamic-Filled Contextualized Sentence Chunks. Proceedings of the 17th International Workshop on Semantic Evaluation (SemEval-2023), p. 905-912, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18653/v1/2023.semeval-1.125
SILVA, F.; BESSA, A.; SILVA, S.; FERINO, S.; PAIVA, P.; MEDEIROS, M.; SILVA, L.; NETO, J.; COSTA, K.; SANTOS, C.; MACIEL, D.; SILVA, L.; INOUE, A.; IMMICH, R.; ARANHA, E.; MARTINS, A.; SOUSA, V.; KULESZA, U.; FERNANDES, M.; SALVADOR, M. Proactive ML-Assisted and Quality-Driven Slice Application Service Management to Keep QoE in 5G Mobile Networks. Proceedings of the 2023 IEEE Conference on Network Function Virtualization and Software Defined Networks (NFV-SDN), p. 182-184, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1109/nfv-sdn59219.2023.10329589
Trabalhos de 2022
SOUZA, A.; BARBOSA, D.; BESSA, O.; RAMOS, E.; RENNÓ-COSTA, C. MedusoZoa - An Immersive and Interactive Virtual Reality Installation in a Museum. Proceedings of the 24th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR 2022), p. 39-46, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1145/3604479.3604507
SOUZA, A.; ARRUDA, D.; SARMENTO, C.; BESSA, O.; RAMOS, E.; RENNÓ-COSTA, C. Deinonychus and The Cow - Enhancing Museum Exhibitions Through the Use of Mixed Reality. Proceedings of the 24th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR 2022), p. 47-54, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1145/3604479.3604508
SOUZA, A.; MANZOLLI, J.; CAMPOS, C.; RENNÓ-COSTA, C. Playing the Hypercube - Using Augmented Reality to Enhance a Multimodal Musical Performance. Proceedings of the 24th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR 2022), p. 157-161, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1145/3604479.3604530
DAMASCENO, J.; BATISTA, J.; ARAÚJO, E.; MADEIRA, C. Gamificação como Ferramenta de Ensino Aprendizagem na Produção de Artefatos do CMMI. Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022), p. 796-805, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226003
FERNANDES, M.; FERINO, S.; FERNANDES, A.; KULESZA, U.; ARANHA, E.; TREUDE, C. DevOps Education: An Interview Study of Challenges and Recommendations. Proceedings of the ACM/IEEE 44th International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training (ICSE-SEET 2022), p. 90-101, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3510456.3514152
FERNANDES, K.; ARANHA, E.; LUCENA, M.; FERNANDES, G.; ARAÚJO, W. Do Texto ao Jogo: uma Análise da Produção Textual Motivada pela Criação de Jogos Digitais em Sala de Aula. Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2022), 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/wie.2022.224670
SILVA, T.; OLIVEIRA, R.; ARANHA, E. Desenvolvimento de Jogos Não Digitais por Alunos do Ensino Médio: Um Relato de Experiência Envolvendo Arquitetura de Computadores. Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2022), p. 68-78, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/wie.2022.224888
CLEMENTINO, E.; SILVA, T.; ARANHA, E.; SANTOS, F. Jogos Não Digitais para Ensino de Computação: um Mapeamento Sistemático. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022), p. 540-550, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/sbie.2022.225240
CARNEIRO, J.; ARANHA, E.; SANTANA, A. Aprendizado de Domínio Aplicada à Educação Matemática, da Computação e Engenharias: um Mapeamento Sistemático. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022), 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/sbie.2022.225224
LIMA, A.; BOUGHANEM, M.; ARANHA, E.; DKAKI, T.; MORENO, J. Exploring SBERT and Mixup Data Augmentation in Rhetorical Role Labeling of Indian Legal Sentences. Proceedings of the 2nd Joint Conference of the Information Retrieval Communities in Europe (CIRCLE 2022), 2022. Disponível em: https://ceur-ws.org/Vol-3178/CIRCLE_2022_paper_29.pdf
REGO, I.; MEDEIROS, L.; LOPES, V.; FILHO, V.; SOUSA JR., V.; ARANHA, E.; MEDEIROS, A.; FERNANDES, M.; FONTES, R.; VENANCIO NETO, A.; PUPIO, G. Frequency Scanning xApps: O-RAN RIC and GNU Radio with RTL-SDR use case. Anais do XL Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT 2022), 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14209/sbrt.2022.1570817297
REGO, I.; MEDEIROS, L.; ALVES, P.; GOLDBARG, M.; LOPES, V.; FLOR, D.; BARROS, W.; FILHO, V.; SOUSA, V.; ARANHA, E.; MARTINS, A.; FERNANDES, M.; FONTES, R.; NETO, A. Prototyping near-real time RIC O-RAN xApps for Flexible ML-based Spectrum Sensing. Proceedings of the 2022 IEEE Conference on Network Function Virtualization and Software Defined Networks (NFV-SDN), p. 137-142, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1109/nfv-sdn56302.2022.9974940
Trabalhos de 2021
FERNANDES, K.; ARANHA, E.; LUCENA, M. Game Criativo: Desenvolvendo Habilidades de Pensamento Computacional, Leitura e Escrita Através da Criação de Jogos. Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação (CTD-IE). Anais dos Workshops do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2021), 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/wcbie.2021.219061
FERINO, S.; FERNANDES, M.; FERNANDES, A.; KULESZA, U.; ARANHA, E.; TREUDE, C. Analyzing DevOps Teaching Strategies: An Initial Study. Proceedings of the XXXV Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES 2021), p. 180-185, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3474624.3477071
BULCÃO, J.; MADEIRA, C.; GUIMARÃES, C.; SOUSA, C. Formação Continuada de Professores em Pensamento Computacional: Um Relato de Experiência do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional. Anais do I Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp 2021), p. 219-226, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14488
LOPES NETO, W.; COSTA NETA, I.; BRITO, P.; MADEIRA, C. Estratégia de gamificação aplicada ao ensino remoto emergencial em tempos de COVID-19. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2021), p.1-8, 2021. Disponível em: https://www.sbgames.org/proceedings2021/EducacaoFull/218987.pdf
Trabalhos de 2020
AIRES, S.; MADEIRA, C.; FERREIRA, G.; NASCIMENTO, N. Pharos: um jogo educacional digital inovador para auxiliar no ensino e aprendizagem da Matemática. Anais dos Workshops do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2020), p. 232-239, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.232
ARAUJO, M.; ALVES, L.; MADEIRA, C.; NOBREGA, M. URNAI: A Multi-Game Toolkit for Experimenting Deep Reinforcement Learning Algorithms. Proceedings of the XIX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2020), p.373-382, 2020. Disponível em: http://www.sbgames.org/proceedings2020/ComputacaoFull/209518.pdf
FERNANDES, K.; ARANHA, E.; LUCENA, M.; FERNANDES, G. Developing Computational Thinking and Reading and Writing Skills through an Approach for Creating Games. Proceedings of the 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE 2020), p. 1-8, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1109/FIE44824.2020.9274065
FERNANDES, M.; FERINO, S.; KULESZA, U.; ARANHA, E. Challenges and Recommendations in DevOps Education: A Systematic Literature Review. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, p. 648-657, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3422392.3422496
FERNANDES, K.; LUCENA, M.; ARANHA, E.; FERNANDES, G. Estratégia para Especificação de Game Design a partir da Produção Textual em Sala de Aula: Um Relato de Experiência. Proceedings of the 2020 Computer on the Beach, p. 482-489, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14210/cotb.v11n1.p482-489
FERREIRA FILHO, L.; MAGALHAES, F.; SANTOS, R.; PEREIRA JUNIOR, F.; FIRMINO, F.; MADEIRA, C. Pac-Mana: Uma Proposta de Gamificação para Cursos On-line. Proceedings of the XIX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2020), p. 700-707, 2020. Disponível em: http://www.sbgames.org/proceedings2020/EducacaoFull/209501.pdf
MEDEIROS, S.; MARTINS, C.; MADEIRA, C. Contextualizando as Atividades Desplugadas para Aumentar o Engajamento das Crianças. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020), p. 1543-1552, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1543
SILVA, F.; SILVA, T.; SANTANA, A.; ARANHA, E. Behavior analysis of students in video classes. Proceedings of the 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE 2020), p. 1-8, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1109/FIE44824.2020.9274274
Trabalhos de 2019
AIRES, S.; MADEIRA, C.; FERREIRA, G.; NASCIMENTO, N. Pharos: Um jogo digital para auxiliar no ensino de Matemática nos cursos de licenciatura da Universidade Aberta do Brasil. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2019), p. 1461-1473, 2019. Disponível em: http://drive.google.com/open?id=1wfk5TIaupDSFL7CnCD35yxOUDNG4c_D-
AIRES, S.; SANTOS, Y.; ANDRADE, M.; ARAÚJO, L.; MADEIRA, C. Chute Certo: Um Jogo Digital Educativo para Auxiliar no Processo de Alfabetização. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), p. 753-762, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.753
BENICIO, D.; MELO, D.; LOPES, F.; OLIVEIRA, J.; MADEIRA, C. Aplicativo WalkingPet: uma proposta gamificada para a saúde dos cães e seus donos. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2019), p. 56-64, 2019. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2019/files/papers/ArtesDesignFull/197774.pdf
BULCÃO, J.; SOUSA, C.; AZEVEDO, C.; MADEIRA, C.; CAMPOS, A. Computação desplugada alinhada aos descritores de Matemática do SAEB: Um relato de experiência. Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2019), p. 407-416, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.407
FARIAS, F.; MEDEIROS, N.; ROCHA, S.; MEDEIROS, D.; NÓBREGA, E.; BURLAMAQUI, A.; MADEIRA, C. Self Protect: Um jogo para auxílio no ensino de conceitos relacionados a Segurança na Internet para Crianças e Adolescentes. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), p. 246-255, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.246
GALVÃO, E.; MONTEIRO, M.; SOUZA, O.; MADEIRA, C.; CAMPOS, A. Uma proposta transversal ao ensino de Pensamento Computacional e de Ciências no Ensino Fundamental I. Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, (WCBIE 2019), p. 357-366, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.357
LIMA, E.; MADEIRA, C.; BARBOSA, J. Quest Design Canvas: Um modelo de criação de quests para jogos digitais de gênero RPG. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2019), p. 260-269, 2019. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2019/files/papers/ArtesDesignFull/198245.pdf
MADEIRA, C.; SANTA ROSA, J.; MARTINS, A.; SANTOS, C.; MAGRO, J.; QUEIROZ, N. Formação de Professores na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência visual: relato de experiência com elementos de gamificação. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), p. 802-811, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.802
PIRES, G.; BULCÃO, J.; AZEVEDO, D.; MADEIRA, C. Gamificação no ensino de Ciências: um relato de experiência. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), p. 707-714, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.707
PIRES, G.; GUIMARÃES, C.; BULCÃO, J.; CALISTO, P.; MADEIRA, C.; CAMPOS, A. Arrow: jogo digital para apoio à aprendizagem de vetores. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), p. 1034-1043, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1034
SANTANA, A.; ARANHA, E. An Approach to Generate Virtual Tutors for Game Programming Classes. Proceedings of the SIG Computer Science Education Technical Symposium (SIGCSE 2019), p. 246-252, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3287324.3287414
SANTOS, J.; OLIVEIRA, C.; SOUSA, C.; MADEIRA, C.; CAMPOS, A. Educação na Faixa: um Jogo 2D para o Ensino da Educação Para o Trânsito. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), p. 763-772, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.763
SANTOS, J.; OLIVEIRA, C.; SOUSA, C.; MADEIRA, C; SANTA ROSA, J. A Gamificação como Metodologia para o Desenvolvimento de Competências Gerais da BNCC. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), p. 812-821, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.812
SILVA, A.; OLIVEIRA, C.; ILNICKI, K.; MADEIRA, C.; CAMPOS, A. Pensamento computacional como auxílio para estimular a noção espacial das crianças do Ensino Fundamental. Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2019), p. 387-396, 2019. https://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.387
SILVA, T.; SANTANA, A.; ARANHA, E. Investigating Video Classes Formats for Teaching Digital Game Programming in High School. Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019), p. 753-762, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.753
Trabalhos de 2018
ARANHA, E.; ARAUJO, W.; MADEIRA, C. IA Aplicada a Jogos Digitais: Oportunidades e Desafios no Campo da Educação. Anais do VII Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação (DesafIE 2018), p. 1-9, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5753/desafie.2018.3105
ARAUJO, M.; MADEIRA, C. Elementos de RPG para Motivação de Bolsistas e Voluntários no IFRN. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2018), p. 126-133, 2018. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2018/files/papers/ArtesDesignFull/188206.pdf
CARVALHO, S.; CAMPOS, A.; MOREIRA, A.; SANTOS, P. Utilização das TIC na educação inclusiva. Anais do 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ 2018), p. 648-656 , 2018. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1692
COSTA, K.; AZEVEDO, M.; MADEIRA, C. Facilitando o uso do Scratch por meio de atividade desplugada que introduz o estudo do plano cartesiano. Anais dos Workshop do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2018), p. 778-787, 2018. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/issue/view/181
FERNANDES, K.; ARANHA, E.; LUCENA, M. Produção de jogos digitais educacionais por alunos do ensino superior: um relato de experiência. Anais do 26º Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2018), p. 1-10, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3486
FERNANDES, K.; ARANHA, E.; LUCENA, M. Estratégias para Elaboração de Game Design de Jogos Digitais Educativos: uma Revisão Sistemática. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), p. 585-594, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.585
LAISA, J.; MEDEIROS, T.; ARANHA. E.; SILVA, T. Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre Sistemas de Recomendação Educacional. Proceedings of the IX Computer on the Beach, p. 751-760, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14210/cotb.v0n0.p751-760
LAISA, J.; OLIVEIRA, W.; ARANHA, E. Idealizando Jogos Digitais de Pensamento Computacional a Partir do Bebras Challenge: Um Estudo Exploratório. Anais do 26º Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2018), p. 1-10, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3512
MADEIRA, C.; LIMA, E.; ANDRADE, J.; GUILHERME, P.; AZEVEDO, M.; NASCIMENTO, N. UFRN The Video Game: Um Jogo Digital sobre a UFRN para Massificação das Áreas de Conhecimento. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, v. 3, p. 9851-9862, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1wdWY3Fpq3ll8f2SkIRFz1CaiLbrcMMBb/view
MEDEIROS, H.; ARANHA, E. Apoiando a avaliação do desempenho dos alunos com base em jogos educacionais. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018), p. 411-420, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.411
MEDEIROS, H.; ARANHA, E.; NUNES, I. Avaliação de Habilidades e Competências do Século XXI a partir do Comportamento do Estudante em Jogos Digitais. Anais do 7º Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação (DesafIE 2018), p. 1-11, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5753/desafie.2018.3104
MEDEIROS, D.; FARIAS, F.; LUCENA, D.; MADEIRA, C.; SANTA ROSA, J.; TRINDADE, S. Gamificação como estratégia para o engajamento de estudantes no ensino de commodities: um relato de experiência com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018), p. 225-234, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.225
MEDEIROS, T.; LAISA, J.; ARANHA, E.; LUCENA, M.; OLIVEIRA, W.; FERREIRA, I. Um Mapeamento e Avaliação de Jogos Digitais para Ensino da Matemática. Anais do III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e 2018), p. 381-391, 2018. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-2185/CtrlE_2018_paper_116.pdf
MEDEIROS, E.; MEDEIROS, N.; ARAUJO, N.; NOBREGA, E.; ARANHA, E.; LUCENA, M. Protagonismo Estudantil no Processo de Aprendizagem com Tecnologia: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018), p. 176-185, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.176
MEDEIROS, N.; NÓBREGA, E.; MELO, E.; ARAÚJO, N.; COSTA, R.; MADEIRA, C.; SANTA ROSA, J. War Questions: Uma proposta gamificada para criação e resolução de questões contextualizadas. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018), p. 363-372, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.363
MESQUITA, H.; ARANHA, E.; SILVA, T. Uma Abordagem para o Desenvolvimento de Jogos Digitais Educativos no Ensino Básico. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), p. 874-883, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.874
NASCIMENTO, R.; ARANHA, E.; KULESZA, U.; LUCENA, M. Requirements Smells como indicadores de má qualidade na especificação de requisitos: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. Proceedings of the Workshop on Requirements Engineering (WER 2018), p. 1-14, 2018. Disponível em: http://wer.inf.puc-rio.br/WERpapers/artigos/artigos_WER18/WER_2018_paper_40.pdf
NETO, T.; FERNANDES, K.; LUCENA, M.; ARANHA, E.; NUNES, I. Produção de Jogos Digitais Educacionais: Um Survey Sobre a Prática no Contexto Educacional. Proceedings of the XIII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO 2018), p. 1-6, 2018. Disponível em: http://cleilaclo2018.mackenzie.br/docs/LACLO/FULL/184222.pdf
OLIVEIRA, W.; ARANHA, E. Geração Procedural de Conteúdo para Criação de Fases de Jogos Educativos usando Gramática. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), p. 725-734, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.725
RODRIGUES, S.; SILVA, T.; ARANHA, E. Computação Desplugada no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), p. 417-426, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.417
SANTANA, A.; ARANHA, E. Um Modelo de Chatbot para Aulas de Desenvolvimento de Jogos Digitais. Proceedings of the Computer on the Beach 2018, p. 422-431, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14210/cotb.v0n0.p422-431
SANTANA, A.; ARANHA, E. Computação Afetiva em Tutores Virtuais Animados: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Anais do III Congresso Sobre Tecnologia na Educação (CTRL+e 2018), p. 23-33, 2018. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-2185/CtrlE_2018_paper_9.pdf
SILVA, T.; ARANHA, E.; SANTOS, F.; SILVA, F.; REGES, J.; SANTOS, R. Uma análise do Cenário Nacional do Uso de Jogos para o Ensino e Aprendizagem de Computação. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2018), p. 1264-1273, 2018. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2018/files/papers/EducacaoFull/187563.pdf
SILVA, F.; SANTANA, A.; NUNES, I.; SILVA, T.; ARANHA, E. Uma experiência de análise de videoaulas baseada no comportamento de estudantes. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018), p. 430-439, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.430
Trabalhos de 2017
BRITO, A.; MADEIRA, C. Metodologias gamificadas para a educação: uma revisão sistemática. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017), p. 133-142, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.133
CAMPOS, A.; SIGNORETTI, A.; RODRIGUES, M. An Interactive Book Authoring Tool to Introduce Programming Logic in Schools. Proceedings of the 9th International Conference on Computer Supported Education, p. 140-148, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5220/0006333501400148
DESIDERIO, C.; SILVA, A.; BURLAMAQUI, A.; MADEIRA, C.; PETRY, A. Programação Visual na Construção de Narrativas Digitais: incentivo ao uso da leitura e escrita no ciclo de alfabetização. Anais do III Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2017). Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-2117/
MESQUITA, H.; ARANHA, E.; SILVA, T. Um Estudo Exploratório na Criação de Fases de Jogos Digitais por Alunos do Ensino Fundamental I. Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017), p. 528-537, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.528
SANTANA, A.; SILVA, T.; ARANHA, E. Um Modelo de Tutor Virtual para Aulas Baseadas em Missões de Programação de Jogos Digitais. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2017) p. 1059-1068, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.1059
Trabalhos de 2016
ALENCAR, E.; CAMPOS, A. Concepção de uma ferramenta de apoio à prática docente voltada ao ensino baseado em competência. Anais do I Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (Ctrl-e 2016), p. 415-426, 2016. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-1667/CtrlE_2016_AC_paper_79.pdf
GALVAO, G.; SILVA, T.; ARANHA, E. A construção de jogos digitais na escola: um relato de experiência na formação de professores. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016), p. 161-170, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.161
LUIS, E.; CAMPOS, A.; ALENCAR, E.; SIGNORETTI, A. Desenvolvimento e avaliação de um jogo multiplayer voltado à prática de atividades em sala de aula. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016), p. 647-656, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.647
MADEIRA, C.; TAVARES, R.; FERREIRA, F.; ANDRADE, J.; TELLES, F.; OLIVEIRA, H.; COSTA JUNIOR, H.; NAGY, J.; SILVA, Y. Design de Jogo Digital sobre a UFRN. Anais do II Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2016), p. 97-105, 2016. Disponível em:
MARINHEIRO, F.; SILVA, I.; MADEIRA, C.; CORDEIRO, S.; SOUZA, D.; COSTA, P.; FERNANDES, G. Ensinando Programação de Computadores com o Auxílio de Jogos Digitais para Alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Anais do I Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2016), p. 300-311, 2016. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-1667/CtrlE_2016_AC_paper_52.pdf
OLIVEIRA, W.; SILVA, T.; ARANHA, E. Aplicação de jogos adaptativos na educação: uma revisão sistemática da literatura. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016), p. 587-596, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.587
REGALADO, M.; SILVA, T.; ARANHA, E. Gamifying an Online Approach for Promoting Game Development Learning and Contest: An Experience Report. Proceedings of the 46th IEEE Frontiers in Education Conference (FIE 2016), p. 1-8, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1109/FIE.2016.7757441
SIGNORETTI, A.; MARTINS, A.; RODRIGUES, M.; CAMPOS, A.; TEIXEIRA, A. Services & Products Gamified Design (SPGD): A Methodology for Game Thinking Design. Proceedings of the 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (DSAI 2016), p. 62-68, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3019943.3019953
SILVA, T.; ARANHA, E. An empirical study of online K-12 education for programming games. Proceedings of the 16th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT 2016), p. 255-259, 2016. Disponível em: https://doi.ieeecomputersociety.org/10.1109/ICALT.2016.19
SILVA, T.; ARANHA, E.; FERNANDES, K.; SANTOS, F. Um relato de experiência da aplicação de videoaulas de programação de jogos digitais para alunos da educação básica. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016), p. 141-150, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.141
SILVA, F.; SILVA, T.; ARANHA, E. Mineração de Processo Educacional - uma Revisão Sistemática da Literatura. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016), p. 1036-1045, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.1036
Trabalhos de 2015
BRITO, A.; MADEIRA, C. XP & Skills: gamificando o processo de ensino de introdução a programação. Anais do I Workshop de Jogos Educativos Digitais Interdisciplinares, p. 1124-1133, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.1124
CAMPOS, A.; GARDIMAN, R.; MADEIRA, C. Uma ferramenta gamificada de apoio à disciplina introdutória de programação. Anais do 23º Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2015), 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10252
CAMPOS, A.; BATISTA, E.; SIGNORETTI, A.; GARDIMAN, R.; MADEIRA, C. Gamifying Activities in a Higher Education Course. Proceedings of the 9th European Conference on Games Based Learning (ECGBL 2015), p. 117-124, 2015. Disponível em: https://milunesco.unaoc.org/wp-content/uploads/2015/10/ECGBL2015-Proceedings-embedded.pdf
FREIRE, G.; MADEIRA, C. Modelo conceitual para criação de jogos voltados para a tomada de decisão em gerenciamento de projetos. Anais do I Workshop de Jogos Educativos Digitais Interdisciplinares, p. 1134-1143, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.1134
LUCENA, M.; JAQUEIRA, A.; AGRA, C.; ALENCAR, F.; ARANHA, E. Integrating User Stories and i* Models: a Systematic Approach. Proceedings of the 17th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS 2015), p. 428-438, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5220/0005400904280438
MADEIRA, C.; CAMARA, L.; BESERRA, I.; TAVARES, R. Mathmare: um jogo de plataforma envolvendo desafios matemáticos do ensino médio. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2015), p. 1042-1049, 2015. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2015/anaispdf/cultura-full/147647.pdf
OLIVEIRA, C.; MADEIRA, C. Creating efficient walls using potential fields in real-time strategy games. Proceedings of the 2015 IEEE Conference on Computational Intelligence and Games (CIG 2015), p. 138-145, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1109/CIG.2015.7317921
SILVA, T.; ARANHA, E. Online Game-based Programming Learning for High School Students - a Case Study. Proceedings of the 45th IEEEAnnual Frontiers in Education Conference (FIE 2015), p. 1-8, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1109/FIE.2015.7344131
SILVA, T.; ARANHA, E.; OLIVEIRA, W.; FERNANDES, K.; LUCENA, M. Investigando dois formatos de videoaulas de programação de jogos digitais para alunos do ensino médio. Anais do 21º Workshop de Informática na Escola (WIE 2015), p. 187-196, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.187.
SILVA, T.; MEDEIROS, T.; ARANHA, E. The Use of Games on the Teaching of Programming: A Systematic Review. Anais do 18º Workshop em Engenharia de Software Experimental (ESELAW 2015), p. 474-487, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/311296706_The_Use_of_Games_on_the_Teaching_of_Programming_A_Systematic_Review
SILVA, A.; SILVA, T.; BRASIL, P.; DANTAS, S.; ARANHA, E. A game to assist retaining knowledge in classroom. Proceedings of the IX International Conference on Engineering and Computer Education (ICECE 2015), p. 36-40, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282124713_A_game_to_assist_retaining_knowledge_in_classroom
Trabalhos de 2014
SILVA, T.; GALVAO, G.; ARANHA, E. Oficinas Itinerantes de Scratch e Computação Desplugada para Professores como apoio ao Ensino de Computação: um Relato de Experiência. Anais do XX Workshop de Informática na Escola (WIE 2014), p. 380-389, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.380
SILVA, T.; MEDEIROS, T.; ARANHA, E. Jogos Digitais para Ensino e Aprendizagem de Programação: uma Revisão Sistemática da Literatura. Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2014), p. 692-701, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.692
Trabalhos de 2013
GALVAO, G.; ARANHA, E. Jogos digitais como instrumentos no processo de avaliação formativa da aprendizagem na disciplina de Engenharia de Software. Anais do Fórum de Educação em Engenharia de Software, p. 28-35, 2013.
MEDEIROS, T.; ARANHA, E. Infraestrutura para criação de jogos voltados para o ensino de programação no ensino médio. Anais do III Workshop de Teses e Dissertações do CBSoft (WTDSoft 2013), 2013.
Trabalhos de 2023
LIMA, A. ; MORENO, J.; BOUGHANEM, M.; DKAKI, T.; ARANHA, E. Leveraging Positional Encoding to Improve Fact Identification in Legal Documents. Proceedings of the First International Workshop on Legal Information Retrieval (ECIR 2023), 2023. Disponível em: https://tmr.liacs.nl/legalIR/LegalIR2023_proceedings.pdf
Trabalhos de 2021
SOUZA, A.; BARROCAS, R.; MOELLER, K.; RENNÓ-COSTA, C. A Novel Method for Investigating Finger-based Representations using Virtual Reality. Anais Estendidos do XXIII Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR 2021), 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/svr_estendido.2021.17646
Trabalhos de 2020
ARANHA, E.; OLIVEIRA, W. Collaborative Artificial Intelligence for Supporting the Development of Games. Proceedings of the Forum on Grand Research Challenges in Games and Entertainment Computing in Brazil, p. 1116-1119, 2020. Disponível em: https://www.sbgames.org/proceedings2020/WorkshopGranDGamesBR/209788.pdf
Trabalhos de 2019
ALENCAR, E.; ARANHA, E.; CAMPOS, A. Um modelo de habilidades em avaliação adaptativa com questões não dicotômicas utilizando espaço do conhecimento baseado em competências. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019), p. 1477-1481, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.1477
BARBOSA, J.; MADEIRA, C. PlayEduc: A Conceptual Framework for the Development of Digital Educational Games. Proceedings of the 19th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT 2019), p. 103-104, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ICALT.2019.00038
FARIAS, F.; MELO, E.; OLIVEIRA, J.; MADEIRA, C.; CAMPOS, A. Finance Math Game: Uma proposta lúdica interdisciplinar para Ensino de Educação Financeira com Scratch. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), p. 1359-1363, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1359
FERNANDES, K.; LUCENA, M.; ARANHA, E. A Strategy for the Development of Computational Thinking from Game Design Specifications. Proceedings of the International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT 2019), p. 386-388, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ICALT.2019.001222018
BARROS, A.; MEDEIROS, A.; NOBRE, A.; MADEIRA, C.; RABELO, D.; BURLAMAQUI, A. Tobomatics: desenvolvendo habilidades no aprendizado com as operações matemáticas básicas através do jogo digital educativo. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2018), p. 1436-1439, 2018. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2018/files/papers/EducacaoShort/188396.pdf
Trabalhos de 2018
BARROS, A.; MEDEIROS, A.; NOBRE, A.; MADEIRA, C.; RABELO, D.; BURLAMAQUI, A. Tobomatics: desenvolvendo habilidades no aprendizado com as operações matemáticas básicas através do jogo digital educativo. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2018), p. 1436-1439, 2018. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2018/files/papers/EducacaoShort/188396.pdf
Trabalhos de 2017
BARBOSA, J.; MADEIRA, C.; BARBOSA, E.; LIMA, E. Escolhendo um Jogo Digital Educativo e Eficiente: um Instrumento de apoio aos Docentes do Ensino Médio. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017), p. 1064-1067, 2017. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2017/papers/CulturaShort/175322.pdf
BARBOSA, J.; MADEIRA, C.; LIMA, E.; DINIZ, M. A gamificação no ambiente de trabalho: um estudo de caso baseado na metodologia de Design Thinking. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017), p. 1406-1409, 2017. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2017/papers/IndustriaShort/175528.pdf
DIAS, J.; SOUZA, L.; MEDEIROS, H.; ARANHA, E. Uso de Jogos digitais na educação básica: uma revisão sistemática da literatura. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017), 2017. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, p. 1084-1087, 2017. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2017/papers/CulturaShort/175390.pdf
LIMA, T.; MADEIRA, C. An Investigation of Using Monte-Carlo Tree Search for Creating the Intelligent Elements of Rise of Mitra. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017), p. 610-613, 2017. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2017/papers/ComputacaoShort/175198.pdf
Trabalhos de 2015
BESERRA, I.; CAMARA, L.; MADEIRA, C.; TAVARES, R. TEd2D: Um editor para criação de cenários de jogos 2D com Unity. Anais do I Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2015), p.1-4, 2015. Disponível em: http://epogames.imd.ufrn.br/docs/2015/artigos/EPoGames_2015_paper_8.pdf
MADEIRA, C.; CAMPOS, A.; TAVARES, R.; OLIVEIRA, L.; MOURA, A.; SILVA, B.; COSTA, E.; NAGY, J.; LIMA, J.; SILVA, M.; ROCHA, M.; SILVA, Y. UFRN: The Video Game, massificando as áreas de conhecimento. Anais do I Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2015), p. 1-4, 2015. Disponível em: http://epogames.imd.ufrn.br/docs/2015/artigos/EPoGames_2015_paper_18.pdf
Trabalhos de 2014
MEDEIROS, T.; BRASIL, P.; ARANHA, E. Um framework para criação de jogos voltados para o ensino de lógica de programação. Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2014), p. 1113-1117, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.1113
OLIVEIRA, C.; MADEIRA, C. Posicionamento de Estruturas em Jogos de Estratégia em Tempo Real usando Potential Fields. Anais do 2º Workshop de Jogos Digitais do RN, 2014.
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