Eventos Organizados

2023

VI Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2023)

Descrição:
Evento de caráter interdisciplinar voltado a estudantes, pesquisadores e profissionais interessados no desenvolvimento e no uso de jogos digitais como ferramentas de transformação individual e social. O evento
tem um viés acadêmico, sem deixar de lado o interesse pelo mercado, procurando promover o empreendedorismo e impulsionar a criação de uma cultura na área de jogos digitais no RN.

Coordenação geral:
Charles Andryê Galvão Madeira, Alyson Matheus de Carvalho Souza

Acessar
Cadastro no SIGAA

IP Challenge 2023

Descrição:
Game hackathon para disseminação da cultura gamer e fortalecimento da temática da Propriedade Intelectual na proteção de invenções e criações. O evento foi organizado pela Indie Hero, Sebrae, INPI e outras instituições.

Coordenação da sede de Natal: Charles Andryê Galvão Madeira

Acessar

2022

XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2022)

Descrição:
Principal evento de caráter científico do Brasil e da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital, sendo promovido anualmente pela Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS) da Sociedade
Brasileira de Computação (SBC). O evento reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas que têm interesse em acompanhar os avanços e aplicações dos Jogos e do Entretenimento Digital, que é um campo inerentemente
interdisciplinar, tornando o evento em um misto entre academia, mercado e simpatizantes da área a fim de gerar um ambiente favorável à inovação e troca de experiências.

Coordenação geral:
Charles Andryê Galvão Madeira, Alyson Matheus de Carvalho Souza, Luiz Marcos Garcia Gonçalvesa

Acessar
Cadastro no SIGAA

Desafio Games & Educação 2022

Descrição:
Competição de cunho pedagógico-educacional na qual equipes de alunos da Educação Básica e do Ensino Superior desenvolvem jogos educacionais digitais.

Coordenação geral:
Eduardo Henrique da Silva Aranha

Acessar

2021

Desafio Games & Educação 2021

Descrição:
Competição de cunho pedagógico-educacional na qual equipes de alunos da Educação Básica e do Ensino Superior desenvolvem jogos educacionais digitais.

Coordenação geral:
Eduardo Henrique da Silva Aranha

Acessar

2020

IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2020)

Descrição:
Principal evento de caráter científico do Brasil e da América Latina na área de Informática na Educação, sendo promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira
de Computação (SBC). O evento reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas que têm interesse em acompanhar os avanços e aplicações da Informática na Educação, que é um campo inerentemente interdisciplinar,
tornando o evento em um misto entre academia, mercado e simpatizantes da área a fim de gerar um ambiente favorável à inovação e troca de experiências.

Coordenação geral:
Isabel Dillmann Nunes, Charles Andryê Galvão Madeira, Dennys Leite Maia

Acessar

Desafio Games & Educação 2020

Descrição:
Competição de cunho pedagógico-educacional na qual equipes de alunos da Educação Básica e do Ensino Superior desenvolvem jogos educacionais digitais.

Coordenação geral:
Eduardo Henrique da Silva Aranha

Cadastro no SIGAA

2019

V Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2019)

Descrição:
Evento de caráter interdisciplinar voltado a estudantes, pesquisadores e profissionais interessados no desenvolvimento e no uso de jogos digitais como ferramentas de transformação individual e social. O evento
tem um viés acadêmico, sem deixar de lado o interesse pelo mercado, procurando promover o empreendedorismo e impulsionar a criação de uma cultura na área de jogos digitais no RN.

Coordenação geral:
Charles Andryê Galvão Madeira

Acessar
Cadastro no SIGAA

2018

IV Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2018)

Descrição:
Evento de caráter interdisciplinar voltado a estudantes, pesquisadores e profissionais interessados no desenvolvimento e no uso de jogos digitais como ferramentas de transformação individual e social. O evento tem
um viés acadêmico, sem deixar de lado o interesse pelo mercado, procurando promover o empreendedorismo e impulsionar a criação de uma cultura na área de jogos digitais no RN.

Coordenação geral:
Charles Andryê Galvão Madeira

Acessar
Cadastro no SIGAA

2017

III Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2017)

Descrição:
Evento de caráter interdisciplinar voltado a estudantes, pesquisadores e profissionais interessados no desenvolvimento e no uso de jogos digitais como ferramentas de transformação individual e social. O evento tem
um viés acadêmico, sem deixar de lado o interesse pelo mercado, procurando promover o empreendedorismo e impulsionar a criação de uma cultura na área de jogos digitais no RN.

Coordenação geral:
Charles Andryê Galvão Madeira

Acessar
Cadastro no SIGAA

Competição Regional da XXII Maratona Brasileira de Programação

Descrição:
competição regional classificatória para as finais nacional e mundial do concurso de programação da ACM, que tem como objetivo promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de
novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão, pontos que são buscados atualmente nos profissionais que atuam no mercado de trabalho. É promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC
https://www.sbc.org.br/).

Coordenação geral:
André Luiz de Souza Brito

Cadastro no SIGAA

Ações de Esportes Eletrônicos da UFRN

Descrição:
Evento voltado à criação de uma liga de esportes eletrônicos na UFRN a fim de incentivar as pesquisas na área, bem como a formação de uma comunidade interessada no tema para tornar a UFRN uma das universidades pioneiras
nos esportes eletrônicos. Evento para incentivar a cultura de esportes eletrônicos na UFRN, através de ações internas e também voltadas ao público externo relacionadas à Liga Universitária de Esportes Eletrônicos da UFRN.

Coordenação geral:
Alyson Matheus de Carvalho Souza

Acessar
Cadastro no SIGAA

2016

II Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2016)

Descrição:
Evento de caráter interdisciplinar voltado a estudantes, pesquisadores e profissionais interessados no desenvolvimento e no uso de jogos digitais como ferramentas de transformação individual e social. O evento tem
um viés acadêmico, sem deixar de lado o interesse pelo mercado, procurando promover o empreendedorismo e impulsionar a criação de uma cultura na área de jogos digitais no RN.

Coordenação geral:
Eduardo Henrique da Silva Aranha, Charles Andryê Galvão Madeira

Acessar
Cadastro no SIGAA

I Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+e 2016)

Descrição:
Evento de caráter científico na área de Tecnologias Educacionais criado na UFRN e que passou a ser promovido anualmente com o apoio da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de
Computação (SBC). O evento reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas que têm interesse em acompanhar os avanços e aplicações das Tecnologias Educacionais, que é um campo inerentemente interdisciplinar, tornando
o evento em um misto entre academia, mercado e simpatizantes da área a fim de gerar um ambiente favorável à inovação e troca de experiências.

Coordenação geral:
Isabel Dillmann Nunes, Dennys Leite Maia

Acessar

Ações do Instituto Metrópole Digital no SAGA 2.0 – Espaço Futuro, Boardgames e Jogos Indie

Descrição:
Evento voltado à divulgação das iniciativas do IMD na área de Jogos Digitais, tendo em vista que a criação de cursos nessa área é uma novidade que o IMD tem trazido ao mercado norte-rio-grandense e que há oportunidades
de capacitação e desenvolvimento profissional para os que se interessam por esta área.

Coordenação geral:
Alyson Matheus de Carvalho Souza

Cadastro no SIGAA

Desafio Games & Educação 2016

Descrição:
Competição de cunho pedagógico-educacional na qual equipes de alunos da Educação Básica e do Ensino Superior desenvolvem jogos educacionais digitais.

Coordenação geral:
Eduardo Henrique da Silva Aranha

Acessar

Competição Regional da XXI Maratona Brasileira de Programação

Descrição:
Competição regional classificatória para as finais nacional e mundial do concurso de programação da ACM, que tem como objetivo promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de
novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão, pontos que são buscados atualmente nos profissionais que atuam no mercado de trabalho. É promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Coordenação geral:
Charles Andryê Galvão Madeira

Acessar

Criação da Liga Universitária de Esportes Eletrônicos da UFRN

Descrição:
Evento voltado à criação de uma liga de esportes eletrônicos na UFRN a fim de incentivar as pesquisas na área, bem como a formação de uma comunidade interessada no tema para tornar a UFRN uma das universidades pioneiras
nos esportes eletrônicos.

Coordenação geral:
Alyson Matheus de Carvalho Souza

Acessar
Cadastro no SIGAA

2015

I Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPoGames 2015)

Descrição:
Evento de caráter interdisciplinar voltado a estudantes, pesquisadores e profissionais interessados no desenvolvimento e no uso de jogos digitais como ferramentas de transformação individual e social. O evento tem
um viés acadêmico, sem deixar de lado o interesse pelo mercado, procurando promover o empreendedorismo e impulsionar a criação de uma cultura na área de jogos digitais no RN.

Coordenação geral:
Charles Andryê Galvão Madeira, André Maurício Cunha Campos, Rogério Júnior Correia Tavares

Acessar
Cadastro no SIGAA

Exposição de iniciativas do IMD durante o SAGA ARENA

Descrição:
Evento voltado à divulgação das iniciativas do IMD na área de Jogos Digitais, tendo em vista que a criação de cursos nessa área é uma novidade que o IMD tem trazido ao mercado norte-rio-grandense e que há oportunidades
de capacitação e desenvolvimento profissional para os que se interessam por esta área.

Coordenação geral:
Alyson Matheus de Carvalho Souza

Cadastro no SIGAA

Desafio Games & Educação 2015

Descrição:
Competição de cunho pedagógico-educacional na qual equipes de alunos da Educação Básica e do Ensino Superior desenvolvem jogos educacionais digitais.

Coordenação geral:
Eduardo Henrique da Silva Aranha

Acessar

Competição Regional da XX Maratona Brasileira de Programação

Descrição:
Competição regional classificatória para as finais nacional e mundial do concurso de programação da ACM, que tem como objetivo promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de
novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão, pontos que são buscados atualmente nos profissionais que atuam no mercado de trabalho. É promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Coordenação geral:
Charles Andryê Galvão Madeira

Acessar
Cadastro no SIGAA

Trampolim Digital

Descrição:
Evento voltado à estimulação de debate sobre a conexão entre os jogos digitais e os jogos analógicos, visando proporcionar um momento lúdico de confraternização entre os interessados no assunto.

Coordenação geral:
Isaac Franco Fernandes

Cadastro no SIGAA

2014

2º Workshop de Jogos Digitais do RN (WJogos-RN 2014)

Descrição:
Evento voltado a docentes, discentes e profissionais interessados no desenvolvimento de jogos digitais e mídia digital interativa, servindo como ponto de encontro e de troca de ideias e saberes das diferentes áreas
envolvidas para ajudar a impulsionar a criação de uma cultura de desenvolvimento de jogos digitais no RN.

Coordenação geral:
André Maurício Cunha Campos, Charles Andryê Galvão Madeira

Acessar

1º Workshop de Programação de Jogos Digitais no Ensino Básico (WPJDEB 2014)

Descrição:
Evento voltado à promoção do ensino de programação de jogos na educação básica, de forma a integrar estudantes e professores, bem como aplicar conhecimentos e habilidades trabalhadas neste nível de ensino.

Coordenação geral:
Eduardo Henrique da Silva Aranha

Acessar
Cadastro no SIGAA

Competição Regional da XIX Maratona Brasileira de Programação

Descrição:
Competição regional classificatória para as finais nacional e mundial do concurso de programação da ACM, que tem como objetivo promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de
novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão, pontos que são buscados atualmente nos profissionais que atuam no mercado de trabalho. É promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Coordenação geral:
Charles Andryê Galvão Madeira

Acessar
Cadastro no SIGAA

2012

1º Workshop de Jogos Digitais do RN (WJogos-RN 2012)

Descrição:
Evento voltado a docentes, discentes e profissionais interessados no desenvolvimento de jogos digitais e mídia digital interativa, servindo como ponto de encontro e de troca de ideias e saberes das diferentes áreas
envolvidas para ajudar a impulsionar a criação de uma cultura de desenvolvimento de jogos digitais no RN.

Coordenação geral:
Charles Andryê Galvão Madeira, André Maurício Cunha Campos

Acessar
Cadastro no SIGAA