Ensino
Formação Profissional
Ao longo das últimas duas décadas, o mercado de jogos digitais passou de uma pequena indústria de nicho para uma área gigantesca da indústria do entretenimento.
Os jogos se tornaram um fenômeno cultural que têm aberto novas perspectivas e aumentado bastante o seu nível de importância no mundo atual, tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista cultural, educativo, estratégico e tecnológico, assim como nas relações estabelecidas a nível de aprendizagem, produção artística, linguagens, entre outros.
Este forte potencial dos jogos digitais tem justificado o investimento que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e o Instituto Metrópole Digital (IMD) particularmente, vem fazendo nesta área na última década, visando impulsionar a criação de uma cultura local na área de jogos digitais e formar profissionais bem qualificados em diversos cursos que vão desde o nível técnico até a pós-graduação.
O Instituto Metrópole Digital (IMD) dispõe de ofertas na área de jogos digitais no contexto dos seus cursos de nível técnico (TTI), de graduação (BTI) e Programa de Estudos Secundários (PES).
Técnico em Tecnologia da Informação (TTI)
Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI)
Programa de Estudos Secundários (PES)
De acordo com a filosofia do BTI, a Área de Conhecimento em Produção de Jogos Digitais tem por característica o caráter interdisciplinar, que conta com a parceria de docentes oriundos de diversos departamentos da UFRN.
Estas parcerias se refletem na colaboração de docentes do Instituto Metrópole Digital (IMD), Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp), Departamento de Artes (DEART), Departamento de Design (DDGN) e Escola de Música (EMUFRN) com vistas à formar profissionais nesta área.
Abaixo encontra-se a matriz curricular atual de Produção de Jogos Digitais do BTI, que está em vigor desde 2019.
A temática dos jogos digitais têm despertado o interesse de alunos concluintes de diversos cursos de graduação da UFRN, que têm desenvolvido Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) tendo sido orientados por docentes membros do GameLab.
Dentre os cursos que têm recebido um maior número de orientações dos docentes membros do GameLab, se inserem o Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), o Bacharelado em Engenharia de Software (BES) e Bacharelado em Engenharia da Computação (EngComp).
A temática dos jogos digitais têm despertado o interesse de alunos de diversos cursos de pós-graduação da UFRN (especialização, mestrado e doutorado), que têm desenvolvido Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) tendo sido orientados por docentes membros do GameLab.
Dentre os cursos que têm recebido um maior número de orientações dos docentes membros do GameLab, se inserem o Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI), o Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) e Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação (PPgSC).
© 2024 Made by Skywarrior Themes. || Terms & Conditions